Relatos de uma experiência lúdico-pedagógica através da apostila “jogos, brinquedos e brincadeiras de A a Z”

Jacilena Vale Cavalcante

Resumo


Resumo: O presente artigo é um relato de uma experiência lúdico-pedagógica desenvolvida junto ao primeiro ano do Ensino Fundamental do Instituto Filippo Smaldone, uma escola bilíngue para surdos localizada na cidade de Fortaleza-Ce. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram registrados a partir das vivências lúdicas desenvolvidas pelos surdos e sua contribuição no processo de aprendizagem. O registro dessa experiência mostra o como foi criada a apostila baseada em jogos, brinquedos e brincadeiras, como é trabalhada e os avanços observados na aprendizagem das crianças surdas. Nas reflexões aqui desenvolvidas percebeu-se o caráter do lúdico dentro de suas imbricações com outro. Com a criança surda as brincadeiras são naturais principalmente quando estão com seus pares. Nessa perspectiva de situar a importância do lúdico como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento humano foi que esse trabalho se compôs.

 

Palavras-chave: Aprendizagem, Escola Bilíngue. Lúdico. Surdos.

 


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