Desafios e perspectivas do coordenador pedagógico nos colégios estaduais militarizados

Alessandra Rodrigues Bonfim Duarte

Resumo


Resumo: Os coordenadores pedagógicos que atuam nos colégios estaduais militarizados são profissionais da equipe gestora, responsáveis pela consolidação do processo de ensino e aprendizagem, auxiliando os professores no desenvolvimento de uma prática pedagógica mais assertiva para os alunos. O objetivo geral do estudo foi investigar os desafios e perspectivas enfrentados pelos coordenadores pedagógicos em relação à sua atuação nos colégios estaduais militarizados e objetivos específicos descrever o contexto histórico de criação e expansão dos colégios estaduais militarizadas no Brasil; analisar as contribuições do coordenador pedagógico para um colégio de qualidade e seu papel na articulação e acompanhamento do trabalho pedagógico; examinar a importância da visão crítica dos coordenadores pedagógicos e suas contribuições para os atores do colégio estadual militarizado.  Os métodos de estudo consistiram numa pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, ou seja, a leitura, interpretação e análise de obras previamente selecionadas que pudessem embasar o marco teórico do estudo. Os resultados indicaram que os coordenadores que atuam nos colégios estaduais militarizados no país têm um grande desafio de proporcionar uma educação de qualidade, atuando com os demais atores dos colégios como diretor, professores, alunos, pais e responsáveis e a sociedade em geral. Concluiu-se no estudo que os coordenadores pedagógicos devem desenvolver uma postura reflexiva, questionadora, mas também aberta ao diálogo, como forma de avaliar suas ações e buscar sempre o aprimoramento na sua forma de atuar nos colégios militarizados.


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