Percepção dos professores de História de Paracatu (MG), sobre o ensino remoto adotado durante a pandemia de COVID-19 entre os anos de 2020 e 2021.

Rafael Farias Lima, Lilia Gonçalves Noronha Noronha, Guilherme de Oliveira Ferreira dos Santos, Priscila Izabel Santos De Tótaro

Resumo


Diante dos desafios decorrentes da adoção do ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19 entre os anos de 2020 e 2021, o presente estudo teve como objetivo avaliar as impressões dos professores de História do município de Paracatu, Minas Gerais acerca de suas vivências durante o isolamento social. Por meio de questionário digitais, os professores responderam perguntas sobre sua adaptação e principais problemas observados e vividos durante o ensino remoto. Foram pontuadas questões sobre a qualidade das estratégias adotadas, dos recursos e auxílios oferecidos pelas instituições de ensino durante o período. Informações sobre a resposta dos professores aos novos moldes de ensino: aceitação, saudades do ambiente escolar e o desejo de continuar trabalhando em casa foram levantadas e discutidas. Também fez parte desse estudo a observação de aspectos como a saúde mental dos trabalhadores da educação. O ensino remoto de História trouxe aumento de trabalho, sem contrapartida na carga horária. Foram reportados problemas de ordem técnica e com disponibilidade de recursos adequeados à nova abordagem de ensino. O uso e a adaptação às novas tecnologias, bem como manter o interesse dos alunos foram alguns dos principais problemas vividos pelos professores da amostra. A maior parte dos professores ouvidos considerou que o ensino de História foi prejudicado, ou prejudicado em parte, durante a pandemia da COVID-19 e que o ensino remoto não cumpriu totalmente os objetivos do ensino aprendizagem.


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