Contribuição da musicoterapia para aprendizagem do aluno surdo autista

Clécia Rosas Brito Bastos

Resumo


Resumo: Existem alunos surdos com autismo nas escolas brasileiras, então este estudo visa mostrar que nossos alunos precisam ter um atendimento diferenciado e qualificado. Há poucas pesquisas na área da surdez e autismo, dificultando a compreensão e a formulação de materiais e mensagens didáticas por parte de profissionais, pais e demais interessados em contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento do surdo autista. Este estudo é uma revisão narrativa da literatura para identificar e discutir as principais contribuições da musicoterapia como intervenção para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdas com autismo. Sabemos que a abordagem da educação musical é uma forma de aquisição de conhecimento que pode beneficiar os surdos com transtorno do espectro autista, incluindo a consideração da relação entre os estímulos musicais facilitados pela educação musical e a probabilidade de desencadear o processo educacional em crianças com esse transtorno. O estudo foi desenhado com base em métodos qualitativos com um referencial teórico baseado em artigos e periódicos publicados em mídia escrita e eletrônica. Esta pesquisa contou com a contribuição de vários teóricos que lançaram luz sobre a importância do diálogo musical como um elemento sensorial que beneficia alunos surdos autistas, estimula a cognição e leva a uma melhor qualidade de vida, como: Caldas (2009), Couto (2009), Bertoluchi (2011), Barboni (2016) e Borges (2018) contribuem para a possibilidade de refletir sobre elementos estruturais do comportamento musical de crianças surdas em um contexto inclusivo. Os resultados sugerem que quando se trata de surdez e transtorno do aspecto autista (TEA), as escolas precisam estar dispostas a revisar seus currículos, reconsiderar abordagens de estratégias de aprendizagem para alunos surdos autistas e seus espaços físicos para atender às necessidades de todos os alunos.

 

Palavras-chave: Educação Musical. Surdez. Autismo

 


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