O ensino à distância: fator de acesso à graduação e inibidor da desigualdade social

Luciano Momm

Resumo


Resumo: Nas últimas décadas o ensino superior brasileiro vem passando por transformações que favorecem o acesso de maiores percentuais da população aos bancos acadêmicos. Dentre estas transformações está o ensino à distância que vem desempenhando importante papel na oferta do ensino superior, rompendo barreiras geográficas e contribuindo para o aumento do número de pessoas com graduação. O artigo aborda a trajetória educacional do Brasil ao longo de mais de 500 anos de história, refletindo sobre acertos e desafios enfrentados no processo de formação educacional dos cidadãos. Desde a chegada dos jesuítas e a catequização dos indígenas até a estrutura educacional do século XXI, o país passou por diversos momentos cruciais para seu desenvolvimento intelectual. Um dos destaques é a Lei n.º 9394/96, que permitiu mudanças no ensino e impulsionou a educação a distância (EaD), especialmente no Ensino Superior, promovendo uma revolução no acesso à graduação nas últimas duas décadas. O estudo busca compreender o crescimento da população com nível superior no Brasil e as mudanças provocadas pelo crescimento educacional, considerando as novas tecnologias, ambientes virtuais, movimentos políticos e fenômenos culturais presentes no cenário contemporâneo. A metodologia empregada foi a qualitativa, efetivada por meio de uma revisão de literatura. Por fim o artigo ressalta a importância de compreender o legado histórico de restrições ao acesso à educação superior, que ainda influencia as desigualdades educacionais do país. Assim, busca-se promover um cenário educacional mais igualitário, refletindo sobre o impacto positivo do EaD na sociedade brasileira contemporânea.

 

Palavras-chave: Ensino a distância. Graduação.  Equiparação social.


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