Movimentos docentes: por uma educação transformadora

Everton Viesba, Marilena Rosalen, Letícia Viesba, Ligia Azzalis, Maria Célia da Silva Gonçalves

Resumo


É com grande satisfação que apresentamos uma edição especial dessa revista, intitulada "Dossiê Movimentos Docentes por uma Educação Transformadora". Nesta edição, buscamos explorar e celebrar a dedicação e a paixão dos educadores que têm lutado incansavelmente por uma educação que transcenda os limites tradicionais, promovendo uma verdadeira transformação social e cultural.

Em um momento em que o mundo passa por profundas mudanças, impulsionadas pela tecnologia, pela globalização e por desafios socioambientais, a educação se tornou mais vital do que nunca. Os professores são os arquitetos do futuro, moldando as mentes e os valores das gerações vindouras. Desempenhamos um papel crucial na formação de cidadãos críticos, responsáveis e engajados, capazes de enfrentar os desafios complexos do século XXI.

Mas afinal, o que podemos considerar como Educação transformadora? Não é a própria educação um processo transformador?

Entendemos que a Educação transformadora incorpora concepções que se referem a modelos educacionais que buscam ir além da simples transmissão de conhecimento e habilidades técnicas, tão valorizadas na educação bancária, para promover uma mudança profunda na vida dos estudantes e na sociedade como um todo. Essa abordagem procura capacitar os indivíduos a se tornarem pensadores críticos, cidadãos ativos e agentes de mudança em suas comunidades e no mundo. Podemos destacar alguns princípios e características-chave de uma Educação transformadora os quais foram apresentados e discutidos amplamente durante a programação do Congresso Internacional Movimentos Docentes em 2022.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.