A experiência de mobilidade acadêmica transnacional de um estudante de Guiné-Bissau no Brasil

Diogo Souza Magalhães

Resumo


Resumo: Apresenta a história de vida de um imigrante qualificado de Guiné-Bissau e sua estadia no Brasil em busca de formação acadêmica. Os objetivos da pesquisa são: apresentar uma visão interdisciplinar das migrações, apontar características singulares da imigração qualificada e discutir aspectos socioambientais do processo de inserção comunitária de um imigrante na Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas. A metodologia é qualitativa, baseada na História Oral, com elaboração da História de Vida do entrevistado. Os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada e são discutidos por meio de Análise de Conteúdo. Constata-se que as migrações são crescentes e produzidas por fatores ambientais, sociais, políticos, econômicos, etc; que a imigração qualificada possui características específicas que a distinguem das demais; que no processo de inserção, o imigrante desenvolve sentimentos topofílicos e topofóbicos; que o imigrante pesquisado desenvolveu forte enraizamento familiar, cultural e ambiental, mesmo vivendo num país marcado por conflitos e revoluções; que sua resiliência, unida à receptividade grupal em Palmas, mesmo em meio a discriminações, colaboraram com a realização do seu projeto.

 

Palavras-chave: Brasil. Guiné-Bissau. Educação Superior. Imigração Qualificada. Mobilidade Acadêmica Transnacional.            


Texto completo:

PDF

Referências


ACCIOLY, Tatiana A.. Mobilidade da mão de obra qualificada no mundo atual: discutindo os conceitos de brain drain, brain gain, brain waste e skill exchange. In: VI Encontro Anual sobre Migrações (ABEP), Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros/6EncNacSobreMigracoes/ST3/TatianaAlmeidaAccioly.pdf. Acesso em: 17 mar. 2016.

ACNUR. Declaração de Cartagena. Organização das Nações Unidas – ONU/ Alto Comissariado das Nações Unidas Para os Refugiados - ACNUR, 2018. Disponível em: http://www.onubrasil.org.br/doc/Declaracao_de_cartagena.doc. Acesso em: 15 fev. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUER, Martin W.. Análise de conteúdo clássica. In: BAUER, M. G.; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático, p. 17-31. 13ª ed., Petrópolis: Vozes, 2017.

BAUMAN, Zigmunt. Estranhos à nossa porta. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BIERNACKI, Patrick; WALDORF, Dan. Snowball Sampling: problems and techniques of chain referral Sampling. Sociological Methods & Research, vol. nº 2, November, p.141-163, 1981. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/saesomere/v_3a10_3ay_3a1981_3ai_3a2_3ap_3a141-163.htm. Acesso 7 jan. 2020.

BOGARDI, Janos et al. Control, adapt or free: how to face environmental migration?. UN Intersections Bornheim: United Nations University, nº 5, mai. 2007. Disponível em: http://www.ehs.unu.edu/file/get/3973. 3 jan. 2020.

BOSI, Eclea. O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

BOUILLON, Jean P. A autobiografia: um desafio epistemológico. In: TAKEUTI, Norma M.; NIEWIANDOMSKI, Celine (Orgs.). Reinvenções do sujeito social - teorias e práticas biográficas, p. 33-60. Porto Alegre: Sulinas, 2009.

CAMPOS, Sandro C.. Histórias de Taquaruçu: do campesinato ao bucólico - uma trajetória pela discursividade no distrito de Palmas (TO). [Dissertação de Mestrado] apresentada no PPGCIAMB- UFT, Palmas – TO, 2015.

CONRAD, Harald; MEYER-OHLE, Hendrick. Brokers and the organization of recruitment of ‘global talent’ by japanese firms - a migration perspective. Social Science Japan Journal, vol. 21, nº 1, p. 67–88, 2018. Disponível em: https://academic.oup.com/ssjj/article/21/1/67/4670772. Acesso em: 28 nov. 2021.

CUSICANQUI, Silvia R.. El potencial epistemologico de la Historia oral: de la lógica instrumental a la decolonizacion de la historia. Temas Sociales, La Paz, IDIS/UMSA, nº 11, p. 49-64, 1987. Disponível em: https://historiaoralfuac.files.wordpress.com/2017/10/rivera-cusicanqui-silvia-el-potencial-epistemologico-y-teorico-de-la-historia-oral.pdf. Acesso em: 3 jan. 2020.

DW. Guiné-Bissau: envolvidos na tentativa de golpe de estado são reincidente. Deutsche Welle – DW, 15 de fev. de 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/guin%C3%A9-bissau-envolvidos-na-tentativa-de-golpe-de-estado-s%C3%A3o-reincidentes/a-60790571. Acesso em: 03 Mar 2022.

DJÚ, Edgar. Estado guineense e o desenvolvimento nacional. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís – MA, agosto de 2019. Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2019/images/trabalhos/trabalho_submissaoId_460_4605cca1cca84d79.pdf. Acesso em: 3 Jan. 2022.

FINKIELKRAUT, Alain. A Identidade envergonhada: imigração e multiculturalismo na França hoje. Trad. Clóvis Marques. 1ª ed.. Rio de Janeiro: Difel, 2017.

FURLAM, Kadija. Forasteiro. Blog KdFrases, 30 de janeiro de 2018. Disponível em: https://kdfrases.com/usuario/Kadija123/frase/148318. Acesso em: 20 mai 2021.

HAGUETT, Teresa M. F.. Metodologias qualitativas na sociologia. 14ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

HALL, Stuart A.. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. In: SOVIK, L. (Org.). Da Diáspora: identidades e mediações culturais. 2ª ed., Trad. Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rudiger e Sayonara Amaral. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

IBGE. Brasil/Tocantins/Palmas. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/panorama. Acesso em 02 jan. 2022.

IBGE. Guiné-Bissau. Comparação entre países. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. 2022. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#mapa/guine-bissau. Acesso em: 12 jan. 2022.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11.ª ed., Petrópolis: Vozes, 2014.

LÈVY, Andre. Ciências clínicas e organizações sociais. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001.

MAGALHÃES, Diogo S. Entrevista de Jovelino Medeiros. Entrevistador: Diogo S. Magalhães. Palmas: arquivo pessoal digital, 24 de maio de 2019. Mp4 (108 minutos e 32 segundos), digital/estéreo.

MAGALHÃES, Diogo S. Historias de vida entre a África e o Brasil: imigração, educação e ambiente. Ponta Grossa/PR: Atena Ed., 2022.

MORAIS, Luana P. de; QUEIROZ, Silvana N. de. Fuga de cérebros: quem ganha e quem perde migrantes qualificados no brasil?. In: X Encontro Nacional Sobre Migração, Natal - RN, de 16 a 18 de outubro de 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329351779_FUGA_DE_CEREBROS_QUEM_GANHA_E_QUEM_PERDE_MIGRANTES_QUALIFICADOS_NO_BRASIL. Acesso em: 9 abr. 2020.

NOGUEIRA, Maria Luisa M. et al. O método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 12 (2), São João del Rei, maio-agosto de 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082017000200016. Acesso em: 21 abr. 2020.

NUNES, Denise S.; TYBUSCH, Jerônimo S.. Ecologia política e os deslocados ambientais: uma abordagem reflexiva no contexto latino-americano. Revista Eletrônica de Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v. 10, nº 1, p. 638-673, edição especial de 2015. Disponível em: https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/rdp/article/viewFile/7186/4084. Acesso em: 3 nov. 2020.

OJIMA, Ricardo; NASCIMENTO, Thais T. do. Meio ambiente, migração e refugiados ambientais: novos debates, antigos desafios. In: IV Encontro Nacional da ANPPAS, Brasília-DF, 2008. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/GT13-358-132-20080424170938.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

PADILLA, Beatriz; FRANÇA, Thais. Mobilidade científica e imigração qualificada: situando o debate. Fórum Sociológico [Online], nº 27, II Série, p. 7-10, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/sociologico/1323. Acesso em: 9. set. 2021.

PEDONE, Cláudia, ALFARO, Yolanda. Migración cualificada y políticas publicas en America del Sur: el programa Prometeo como estúdio de caso. Fórum Sociológico [Online], nº 27, 2016. Disponível em: http://journals.openedition.org/sociologico/1326. Acesso em: 15 jul. 2021.

PUTNAM, Robert D.; LEONARDI, Robert; NANETTI, Raffaella Y.. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Trad. Luiz Alberto Monjardim. 5ª ed., 13ª reimp., Rio de Janeiro: FGV, 2014.

RUSHDIE, Salman. Imaginary hornelands. Ed. revisada. EUA: Odyssey Editions, 2013.

SAID, Edward W.. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SALEHYAN, Idean; GLEDITSCH, Kristian S.. Refugees and the spread of civil war. Cambridge University Press [online], v. 60, ed. 2, 24 de abril de 2006, p. 335-36. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/international-organization/article/refugees-and-the-spread-of-civil-war/661D0F75EBC76E48585151BEBF858436. Acesso em: 4 Jan. 2020.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2018.

SEPLAN. O PIB do Tocantins alcançou o valor de R$ 43,6 bilhões de reais em 2020 e apresenta o crescimento acumulado de 118%. Secretaria de Planejamento do Governo do Estado do Tocantins – SEPLAN, 17 de novembro de 2022. Disponível em: https://www.to.gov.br/seplan/noticias/o-pib-do-tocantins-alcancou-o-valor-de-r-436-bilhoes-de-reais-em-2020-e-apresenta-crescimento-acumulado-de-118/69a1onjdrykz. Acesso em: 20 dez. 2022.

SHELLER, Mimi; URRY, John. The New mobility paradigm environment and planning. Meio-Ambiente e Planejamento, A 38 (2), p. 207-226, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/23539640_The_New_Mobilities_Paradigm. Acesso em: 18 jun. 2018.

SILVA, João Carlos J.; OLIVEIRA, Márcia M.. Migrações, fronteiras e direitos na Amazônia. REMHU, ano 23, nº 44, jan./jun. 2015. Disponível em: https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/496. Acesso em: 15 nov. 2020.

SINGER, Paul. Conjuntura e desenvolvimento. In: SINGER, Paul. Desenvolvimento e crise. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SOWELL, Thomas. Discriminação e disparidades. Trad. Alessandra Bonrruquer, 1ª ed., São Paulo: Record, 2019.

THOMPSON, Paul. A Voz do passado: história oral. Trad. Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad.: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT/CUP. Remetente: Secretaria Acadêmica. Destinatário: Diogo S. Magalhães. Palmas, 17 de abril de 2019. Listagem de Alunos Internacionais Matriculados na UFT - CUP. [E-mail]. Palmas: UFT, 2019.

UNESCO. História Geral da África. Vol. VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010.

VILLEN, Patrícia. A face qualificada-especializada do trabalho imigrante no Brasil: temporalidade e flexibilidade. Caderno CRH, Salvador, v. 30, nº 79, p. 33-50, abril de 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792017000100033&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 mai. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.