A utilização do clube de ciências forenses na promoção da alfabetização científica: estudo de caso

Stefani Diniz Esteves de Oliveira Teodor, Fernanda Flávia de Oliveira, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Leonardo André Testoni, Ligia Ajaime Azzalis

Resumo


Resumo: O Clube de Ciências Forenses teve por finalidade proporcionar aos alunos momentos e espaço para que pudessem ser desenvolvidas atividades investigativas. Questionou-se como o Clube de Ciências Forenses poderia contribuir no desenvolvimento da alfabetização científica de alunos do Ensino Fundamental II. É uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, desenvolvida com alunos do 6° ao 9° ano de uma escola estadual de São Paulo. O material para análise foi obtido por meio dos relatos orais e/ou escritos dos clubistas, observações, inquéritos e imagens. Os dados foram organizados em episódios de interesse acadêmico e analisados na perspectiva dos indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron. A implementação do Clube de Ciências nas escolas de ensino fundamental II da rede pública é perfeitamente viável, desde que haja uma gestão interessada, alunos engajados e um professor-facilitador que possibilite que as atividades transcorram e se efetivem.

 

Palavras-Chave: alfabetização científica. Clube de ciências. Ciência forense. Ensino investigativo.


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