Caleidoscópio: caixa de ativação – tecituras e texturas de um blog de educação permanente em saúde

Elaine Rocha Correa

Resumo


Resumo: Este artigo traz experiência de um blog – Caleidoscópio: Caixa de Ativação – produto técnico de pesquisa de mestrado, com eixo central na Educação Permanente em Saúde em Movimento, na ótica de Emerson Merhy. A experiência na gestão da EPS e coordenação do PET-Saúde e a inserção em Núcleo Ampliado de Saúde da Família, preceptora e docente de Programa de Residência Multiprofissional, fizeram emergir desafio de criar modo de apoiar trabalhadores, em qualquer ponto da rede de atenção em saúde, em processos de formação, em atuação em equipes e junto à população. A manutenção deste formato virtual da caixa de ativação demonstra a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como metodologia pedagógica criativa, acessível, de fácil e ágil difusão, reforçando o papel do SUS formador.

 

Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Apoio Matricial. Formação em Saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Diretrizes do NASF. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, DF, n. 27, 2009.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família, v.1: ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, DF, n. 39, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Manual Técnico: Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS PRO EPS-SUS, Brasília, Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_pro_eps_sus.pdf. Acesso em 15 abr, 2023.

CARVALHO, Monica Sampaio de; MERHY, Emerson Elias; SOUSA, Maria Fátima. Repensando as políticas de Saúde no Brasil: Educação Permanente em Saúde centrada no encontro e no saber da experiência. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, vol. 23, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/Kk4Tc9WFTzmn8NY5rhYqXDP/?format=pdf〈=pt. Acesso em 01 abr, 2023.

FRANÇA, Tania; RABELLO, Elaine Teixeira; MAGNAGO, Carinne. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde Debate, Rio de Janeiro, vol. 43, n. especial 1, p. 106-115, agosto, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/GsRWdhS9VztCddQjNT46RkN/?format=pdf〈=pt. Acesso em 05 abr, 2023.

GERMANO, Josiane Moreira; CECCIM, Ricardo Burg; SANTOS, André Souza; VILELA, Alba Benemérita Alves. Entre nós: educação permanente em saúde como parte do processo de trabalho dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 32, n. 1, p. 01-22, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/ykzXXGKKSpRTzqNFtWfbnyz/?format=pdf〈=pt. Acesso em 05 abr, 2023.

LIBERMAN, Flavia; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli; LIMA, Laura Camara; MENDES, Rosilda; ACOSTA, Ana Rojas. Articulação prático-teórica e a produção de inovação no mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde. Saúde Soc., vol. 24, n. 2, p. 716-729, abril-junho, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/S4nG65nDFCJJ8Zh6y5bpD8t/?lang=pt. Acesso em 07 abr, 2023.

MERHY, Emerson Elias. Um ensaio sobre o médico e suas valises tecnológicas: contribuições para compreender as reestruturações produtivas do setor saúde. Interface-comunicação, saúde, educação, vol. 4, p. 109-116, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/hWjdyMG9J4YhwPLLXdY3kfD/?lang=pt. Acesso em 07 abr, 2023.

MERHY, Emerson Elias. Educação Permanente em Movimento - uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 1, p.07-14, 2015. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/309. Acesso em 07 abr, 2023.

PINTO, Luiz Felipe; ROCHA, Cristianne Maria Famer; MALLMANN, Camila Luzia. O uso de blogs como ferramenta de apoio à gestão em saúde no nível local. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 23, n. 10, p. 3287-3296, outubro, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kfqTHCVtYtYdShhYzjJKB5Q/?lang=pt. Acesso em 15 abr, 2023.

RIZZATTI, Ivanise Maria; MENDONÇA, Andrea Pereira; MATTOS, Francisco; RÔÇAS, Giselle; SILVA, Marcos André Betemps Vaz; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, vol. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em 15 abr, 2023.

SANTOS, Thayna Larissa Aguilar dos; PENIDO, Cláudia Maria Filgueiras; FERREIRA NETO, João Leite. A dimensão técnico-pedagógica do apoio matricial no Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, vol. 26, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2022.v26/e210810/. Acesso em 05 abr, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.