Inclusão digital: universidade integrada a sociedade

Michele da Silva do Vale, Wallas José Silva Curty, Gabriel Gomes Flôr Frederico, Anrafel Fernandes Pereira, Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci

Resumo


Resumo: O papel que a universidade tem na atual sociedade é de gerar conhecimento, porém deve compartilhar todos os conhecimentos ali produzidos. Além de formar excelentes profissionais para o mercado de trabalho, deve estar integrada à sociedade e contribuindo para seu desenvolvimento. As tecnologias de informação e comunicação estão transformando a vida social, econômica e cultural de todos. É neste contexto que o presente artigo vem retratar o projeto desenvolvido dentro de uma universidade privada preocupada com o município no qual se encontra. Um projeto de inclusão digital elaborado e executado por alunos dos cursos de Engenharia de Software e de Pedagogia que, de forma voluntária, conduziram por dois meses e meio o curso de informática básica, aberto a toda a comunidade local de forma gratuita. A Universidade de Vassouras, sendo um local de ensino, pesquisa e extensão, preocupa-se com o seu entorno e busca a equidade na educação. Mesmo sendo uma instituição privada, procura sempre estar integrada à sua comunidade para que a mesma se sinta parte dela.

 

Palavras-chave: Universidade. Informação. Sociedade. Inclusão Digital.

 


Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Leonardo Figueiredo. Novas tecnologias e inclusão digital: criação de um modelo de análise. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. D. L. (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 109-126.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

KOHN, Karen; MORAES, Cláudia Herte de. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da sociedade da informação e da sociedade digital. 2007. XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – Santos, 2007.

MARQUES, Luciana Pacheco; CARRÃO, Eduardo Vitor Miranda. Inclusão e tecnologia na perspectiva freiriana. Dialogia, n. 18. São Paulo, 2013.

MARTINI, Renato. Sociedade da informação - para onde vamos. São Paulo: Trevisan Editora, 2017.

NITAHARA; Akemi. Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 2021.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003. Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, n. 25, 2004.

VAZ, P. Globalização e experiência de tempo. In: MENEZES, Philadelpho (Org.). Signos plurais: mídia, arte e cotidiano na globalização. São Paulo: Experimento, 1997


Apontamentos

  • Não há apontamentos.