Inclusão escolar: alunos portadores de necessidades

Adinairde Neves da Silva, Deniza Pereira Souza Santos, Geniana dos Santos Vieira, Silma Peres Cruvinel, Cilmar de Oliveira Silva

Resumo


 

Resumo: Este artigo tem por objetivo provocar uma reflexão sobre a inclusão social de alunos com necessidades especiais dentro da instituição escolar regular e conhecer as diretrizes e políticas públicas atuais desenvolvidas no Brasil para os alunos que necessitam de atendimento especializado. A metodologia desenvolvida foi do tipo descritiva, de cunho qualitativo, com coleta de dados em livros, revistas especializadas e banco de dados da Internet. Os resultados da investigação mostraram que a inclusão do aluno com necessidades especiais na  escola requer uma transformação no espaço escolar e mudanças na formação do professor. Nesse sentido, é importante que o professor esteja apto para trabalhar com este aluno na sala de aula, elaborando métodos de ensino que o incluem nas atividades cotidianas estabelecendo o vínculo do ensino aprendizagem e do convívio social entre os colegas, dentro e fora do ambiente escolar.

 

Palavras-chave: Inclusão Social, Ensino Regular, Necessidades Educacionais Especiais.

 

 


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