Percepção e conhecimento de professores do ensino fundamental sobre as estratégias de aprendizagem

Natasha Hellen de Souza Lombardi, Deivid Alex dos Santos

Resumo


Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções e conhecimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as estratégias de aprendizagem. Participaram da pesquisa respondendo a um questionário sociodemográfico e um questionário estruturado oito professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública Municipal localizada no interior do Paraná. Os resultados evidenciaram que um número muito significativo de professoras relatou nunca refletir sobre sua própria aprendizagem, todas relataram que sabem o que são estratégias de aprendizagem, entretanto, apenas uma se aproxima da definição correta e uma responde corretamente. Considera-se importante, fomentar o ensino das estratégias de aprendizagem nos cursos de formação inicial e continuada de professores, para que esses possam disseminar esse conhecimento em suas salas de aula.

 

Palavras-chave: Aprendizagem docente; autorregulação; ensino fundamental; estratégias de aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


ALI, F.; YUNUS, M.M. Memory and Cognitive Strategies of High Ability Students in a Rural Secondary School. International Education Studies, [S. l.], v. 6, n. 2; p. 76-86, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.

BELUCE, A.C.; OLIVEIRA, K.L. Escala de estratégias e motivação para aprendizagem em ambientes virtuais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 66, p. 593-610, 2016.

BELUCE, A.C.; OLIVEIRA, K.L. Learning Strategies Mediated by Technologies: Use and Observation of Teachers. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 28, n.e2809, 2018.

BLOCK, C.C.; DUFFY, G.G. Research on teaching comprehension: Where we've been and where we're going. In: BLOCK C.C.; PARRIS; S.R. (Eds.), Comprehension instruction: Research-based best practices, The Guilford Press. 2008, p. 19–37.

BORUCHOVTICH, E. Aprender a aprender: Propostas de Intervenção em Estratégias de Aprendizagem. ETD. Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, p. 156-167, 2007.

BUZZA, D.; ALLINOTTE, T. Pre-service Teachers’ Self-Regulated Learning and their Developing Concepts of SRL. Brock Education, Ontário, v. 23, n. 1, p. 58-76, 2013.

CODE, J. Agency for Learning: Intention, Motivation, Self-Efficacy and Self-Regulation. Fronties in Education, [S. l.], v. 5, n. 19, p. 1-15, 2020.

CORNO, L. Y. N. On teaching adaptively. Educational Psychologist, Filadélfia, v. 43, n.1, p. 161-173. 2008.

CRUVINEL, M.; BORUCHOVITCH, E. Como promover a autorregulação emocional de crianças e adolescentes no contexto educacional. In: BORUCHOVITCH, E.; GOMES, M. A M. Aprendizagem Autorregulada: Como promovê-la no contexto educativo? 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. p. 96-121.

CUNHA, N. de B.; BORUCHOVITCH, E. Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 3, p. 31-56, 2016.

DANIELSON, C. The Framework for Teaching Evaluation Instrument. Chicago: The Danielson Group. 2011.46p.

DIAS, L.C.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem autorregulada e formação inicial de professores de Geografia: uma revisão sistemática de literatura. Revista educação - PUC-Camp., Campinas, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2020.

DIAS, S. S.; MENEZES, J. M. S.; LIRA, P. D.; CARMO, D. F. M. Estratégias de aprendizagem no ensino remoto: um estudo com licenciandos em Química e Biologia. Research, Society and development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 8, p. 1-8, 2021.

EMFPS – EM. Projeto Político-Pedagógico. Cambé: PARANÁ. EM “F.P.S.” - Ensino Fundamental - EM, 2019.

FOOLADVAND, M.; YARMOHAMMADIAN, M.H.; ZIRAKBASH, A. The effect of cognitive and metacognitive strategies in academic achievement: A systematic review. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 313-322, 2017.

GEORGE, M. L. Effective Teaching and Examination Strategies for Undergraduate Learning During COVID-19 School Restrictions. Journal of Educational Technology Systems, [S. l.], v. 49, n.1. p. 23-48, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GÓES, N.M.; Boruchovitch, E. Estratégias de aprendizagem: como promovê-las. Vozes. 2020.

GÓES, N.M.; BORUCHOVITCH, E. Positive effects of an intervention program to strengthen the learning strategies of Brazilian High School teachers. Pro-posições, Campinas, v. 33, n. 1, p.1-26. 2022.

GOMES, M.A.M.; BORUCHOVITCH, E. Sugestões de práticas pata desenvolver a capacidade de planejar, monitorar e regular a própria aprendizagem no contexto da formação inicial e continuada de professores. In: GOMES, M.A.M.; BORUCHOVITCH, E. (orgs.). Aprendizagem autorregulada: Como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Vozes, 2019b. p.125 - 144.

JERONYMO, G.F.D.; ALLIPRANDINI, P.M.Z. Estratégias de aprendizagem e variáveis sociodemográficas de professores de licenciaturas. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, n. 1, p. 1-18, 2020.

KAYA, S.; KILIC, E. Student Teachers’ Perspectives on the Cognitive and Metacognitive Strategy Practices in Instructional Design Course. TED EĞİTİM VE BİLİM, [S. l.], v. 40, n. 181, p. 329-347, 2015.

KHEZRLOU, S. The relationship between cognitive and metacognitive strategies, age and level of education. The Reading Matrix, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 50-61. 2012.

KUMLU, G.; YURUK, N. O efeito das estratégias cognitivas e metacognitivas ativadas durante a leitura de textos científicos explicativos sobre a compreensão conceitual. H.U. Journal of Education, Boston, v. 35, n. 1, p. 55 – 77, 2018.

LOMBARDI, N.H. de S.; SANTOS, D.A. dos; GÓES, N.M. Teaching learning strategies in the Early Years of Elementary School: an exploratory analysis. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 12, p. 1-11, 2022.

MACHADO, A.C.T.A.; BORUCHOVITCH, E. Promovendo a autorregulação da aprendizagem em sala de aula: considerações sobre modelos de intervenção e a formação de professores. Revista de Educação, Campinas, v. 23, n. 3, n. 337-348, set./dez., 2018.

MARINI, J.A. da S.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do Ensino Superior: Considerações sobre adaptação, sucesso acadêmico e aprendizagem autorregulada. Revista Eletrônica de Psicologia, Educação e Saúde, Minho, v. 1, n. 1, p. 102-126, 2014.

MICHALSKY, T. What Teachers Know and Do about Assessing Students' Self-Regulated Learning. Teachers College Record, Nova York, v. 119, n. 13, p. 1-16, 2017.

MICHALSKY, T.; KRAMARSKI, B. Prompting Reflections for Integrating Self-Regulation Into Teacher Technology Education. Teachers College Record, Nova York, [S. l.], v. 117, n. 5, p.1-38, 2015.

PIMENTEL, F.S.P.; MARQUES, M.M.; -JUNIOR, V.B.S. Learning strategies through digital games in a university contexto. Comunicar, [S. l.], v.XXX, n. 73, p. 77-86, 2022.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277p.

SANTOS, D.A. dos. Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem autorregulatórias de professores do Ensino Médio. 2021. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

SANTOS, D.A. dos; ALLIPRANDINI, P.M.Z. A promoção do uso de estratégias cognitivas em alunos do Ensino Médio. Psicologia Escolare Educacional, Maringá, v. 22, n. 3, p. 535-543, 2018.

SANTOS, O.J.X. DOS; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores. Psicologia: Ciência E Profissão, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 284-295. 2011.

SILVA, M.A.R. da; ALLIPRANDINI, P.M.Z. Efeitos positivos de uma intervenção por integração curricular na promoção da autorregulação da aprendizagem. Educação em Revista., Belo Horizonte, v. 36, n. 1, p. 1-15, 2020.

SOUZA, L.F.N.I. de. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar Em Revista, Curitiba, v. 36, n.1, p. 95-107. 2010.

VEENMAN, M.V.; VAN CLEEF, D. Measuring metacognitive skills for mathematics: students’ self-reports versus on-line assessment methods. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, Nova York, v. 51, n. 4., p. 691-701. 2019.

VEIGA-SIMÃO, A.M.; FRISON, L.M. Autorregulação da aprendizagem; abordagens teóricas e desafios para a prática em contextos educativos. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, p. 1-19, 2013.

WEGNER, C; MINNAERT, L.; STREHLKE, F. The Importance of Learning Strategies and How the Project "Kolumbus-Kids" Promotes Them Successfully. European Journal of Science and Mathematics Education, Montenegro, v. 1, n. 3, p. 137-143, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.