Políticas de integração docente: tornando o desafio em formação colaborativa aos professores ingressantes

Camila Soares da Silva, Patrícia Aparecida Bioto

Resumo


Resumo: Este artigo versa sobre as condições de ingresso do professor, observa quais são os aspectos relacionados à complexidade da entrada na profissão docente e quais as possibilidades para formações colaborativas em trabalho. Pretende identificar se a condição inicial impacta o desenvolvimento profissional, verificar como se dá a inserção e apresentar elementos à construção de políticas de integração. Parte da premissa de que não é dada atenção à organização destas. O universo foi a rede municipal de Santo André, e os sujeitos foram alguns professores e gestores. A metodologia de cunho qualitativo. Concluímos que as condições de ingresso, a falta de políticas de integração e as condições de trabalho (fazer docente, precarização e ingresso na profissão) impactam sobremaneira o desenvolvimento docente.

 

Palavras-chave: Ingresso docente. Formação de Professores. Formação Colaborativa. Políticas.


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