Sequência didática para ensino de cinemática aos alunos do 1º ano de ensino médio

Rose Maria Cardoso Perez, Evanilce Moraes Menezes, Josiele Rebelo Freire, Marcus Vinícius Lobato Beltrão, Isabel do Socorro Lobato Beltrão

Resumo


Resumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou a contribuição de uma sequência didática nas aulas de Física, no ensino de Cinemática, numa turma de 1º ano do Ensino Médio de escola pública em Maués-AM. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com realização de estudos bibliográficos. A sequência didática foi aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola campo de estudo no período de agosto a outubro de 2022. Os resultados da pesquisa indicam que, a sequência didática realizada sobre Cinemática, com aplicações práticas e experimentos nas aulas de Física no 1º ano do Ensino Médio, contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos sobre Cinemática, sobretudo nas disciplinas que envolvem cálculos, como Física e Matemática

.

Palavras-chave: Formação de professores, Sequência didática, Cinemática.

 


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2016.

LUNETAS. Saiba diferenciar tipos de ensino e acerte na escolha da escola. 2017. Disponível em: https://lunetas.com.br/saiba-diferenciar-tipos-de-ensino-eacerte-na-escolha-por-escola/. Acesso em: 08 fev., 2023.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2. Ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino de física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v.12, n.1, 2017.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. São Paulo: Edgard Blucher, 1993.

PAULETTI, J. Oficinas de ensino de ciências: uma proposta metodológica na formação inicial de docentes, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7910_4332.pdf. Acesso em: 20. jan., 2023.

VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais recicláveis e de baixo custo. 3 ed. d; UFMG, Belo Horizonte 2012.

VILLANI C. E. P., N. S. S. Argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Revista: Investigações em ensino de Ciências, v. 8, p. 187–209, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.