Sequência didática para ensino de cinemática aos alunos do 1º ano de ensino médio
Resumo
Resumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou a contribuição de uma sequência didática nas aulas de Física, no ensino de Cinemática, numa turma de 1º ano do Ensino Médio de escola pública em Maués-AM. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com realização de estudos bibliográficos. A sequência didática foi aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola campo de estudo no período de agosto a outubro de 2022. Os resultados da pesquisa indicam que, a sequência didática realizada sobre Cinemática, com aplicações práticas e experimentos nas aulas de Física no 1º ano do Ensino Médio, contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos sobre Cinemática, sobretudo nas disciplinas que envolvem cálculos, como Física e Matemática
.
Palavras-chave: Formação de professores, Sequência didática, Cinemática.
Texto completo:
PDFReferências
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2016.
LUNETAS. Saiba diferenciar tipos de ensino e acerte na escolha da escola. 2017. Disponível em: https://lunetas.com.br/saiba-diferenciar-tipos-de-ensino-eacerte-na-escolha-por-escola/. Acesso em: 08 fev., 2023.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2. Ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino de física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v.12, n.1, 2017.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. São Paulo: Edgard Blucher, 1993.
PAULETTI, J. Oficinas de ensino de ciências: uma proposta metodológica na formação inicial de docentes, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7910_4332.pdf. Acesso em: 20. jan., 2023.
VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais recicláveis e de baixo custo. 3 ed. d; UFMG, Belo Horizonte 2012.
VILLANI C. E. P., N. S. S. Argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Revista: Investigações em ensino de Ciências, v. 8, p. 187–209, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.