Técnicas freinet na escola da infância: possibilidades para o processo de humanização

Karolyne Aparecida Ribeiro Kusunoki, Elieuza Aparecida de Lima, Marcelo Campos Pereira, Mariana Natal Prieto, Gabriela Pavan David

Resumo


Resumo: O presente texto aborda os resultados da pesquisa de mestrado intitulada O desenvolvimento do autocontrole da conduta na Educação Infantil: um estudo a partir dos Cantos de Trabalho de Freinet que objetivou explicitar como as técnicas de trabalho pedagógico, criadas e praticadas por Célestin Baptistin Freinet (1896-1966), podem, nos dias atuais, contribuir para mobilização e sofisticação das funções psíquicas de modo a possibilitar o processo de humanização na escola da infância. Configurada como teórica, a pesquisa empreendeu revisão de literatura e realizou aproximações da Teoria Histórico-Cultural aos princípios da Pedagogia Freinet para compreender a atividade da criança nos Cantos de Trabalho. Destaca-se como resultado desse estudo, que as proposições pedagógicas a partir das Técnicas Freinet mobilizam a criança à atividade provocando o desenvolvimento superior de qualidades especificamente humanas.

 

Palavras-chave: Humanização, Educação Infantil, Técnicas Freinet

 


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