A usabilidade da robótica em intervenções educacionais em crianças autistas na perspectiva da cidadania digital

George França dos Santos, Hellen Souza Luz, Simone Lima de Arruda Irigon

Resumo


Resumo: A pesquisa visa compreender as principais dificuldades enfrentadas em âmbito escolar de crianças com autismo, com objetivo de levantar as necessidades e comportamentos-alvo relacionados ao seu engajamento e elicitar funções para uso de robô e as barreiras que impedem o exercício da plena cidadania digital. Sendo uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa de caráter exploratório, será amparada por sessões de grupos focais baseado em Bauer e Gaskell (2002) a ser realizado com familiares e professores de crianças com autismo do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Márcia Dias Costa Nunes da capital Palmas/TO. Assim, espera-se obter, ao final da pesquisa, um conjunto de percepções dos participantes, possibilitando a construção de intervenções terapêuticas apoiadas na robótica com foco na promoção educacional.

 

Palavras-Chave: Autismo. Intervenções. Robôs. Tecnologia.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATNC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2015.

BARNES, J. A. et al. Child-Robot Interaction in a Musical Dance Game: An Exploratory Comparison Study between Typically Developing Children and Children with Autism. International journal of human-computer interaction, v. 37, n. 3, p. 249–266, 2021.

CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 26 n. 47, set./dez. 2013.

CLABAUGH, C. et al. Long-Term Personalization of an In-Home Socially Assistive Robot for Children With Autism Spectrum Disorders. Frontiers in Robotics and AI, v. 6, p. 110, 6 nov. 2019.

DA SILVA, Rubem Abrão; LOPES-HERRERA, Simone Aparecida; DE VITTO, Luciana Paula Maximino. Distúrbio de linguagem como parte de um transtorno global do desenvolvimento: descrição de um processo terapêutico fonoaudiológico. Rev. soc. bras. fonoaudiologia, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 322-328, Dec. 2007.

DAVID, D. et al. Developing Joint Attention for Children with Autism in Robot-Enhanced Therapy. International Journal of Social Robotics, v. 10, n. 5, p. 595–605, 2018.

DE KORTE, M. W. et al. Self-initiations in young children with autism during Pivotal Response Treatment with and without robot assistance. Autism : the international journal of research and practice, v. 24, n. 8, p. 2117–2128, 2020.

DIEHL JJ, CROWELL CR, VILLANO M., WIER K., TANG K., RIEK LD (2014) Clinical Applications of Robots in Autism Spectrum Disorder Diagnosis and Treatment. Em: Patel V., Preedy V., Martin C. (eds) Comprehensive Guide to Autism. Springer, New York, NY.

DUVILLE, M. M.; ALONSO-VALERDI, L. M.; IBARRA-ZARATE, D. I. Electroencephalographic Correlate of Mexican Spanish Emotional Speech Processing in Autism Spectrum Disorder: To a Social Story and Robot-Based Intervention. Frontiers in Human Neuroscience, v. 15, 2021.

FERREIRA, Patrícia Reis; TEIXEIRA, Eny Viviane da Silva; BRITO, DBO. Relato de caso: descrição da evolução da comunicação alternativa na pragmática do adulto portador de autismo. Rev CEFAC, v. 13, n. 3, p. 559-67, 2011.

FERREIRA, P. P. T. A inclusão da estrutura TEACCH na Educação básica. Frutal – MG, Editora Prospectiva, 2016. Disponível em Acesso em 09 out. 2016.

GADIA, Carlos. Aprendizagem e Autismo. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO R. S. Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Armed, 2006.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2015.

KWEE, Caroline Sianlian; SAMPAIO, Tania Maria Marinho; ATHERINO, Ciríaco Cristóvão Tavares. Autismo: uma avaliação transdisciplinar baseada no programa TEACCH. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 11, supl. 2, p. 217-226, 2009. Disponível em . Acesso em: 26 Abr. 2015.

KUMAZAKI, H. et al. A pilot study for robot appearance preferences among high-functioning individuals with autism spectrum disorder: Implications for therapeutic use.(Research Article)(Report). PLoS ONE, v. 12, n. 10, p. e0186581, 2017.

KUMAZAKI, H. et al. Impressions of Humanness for Android Robot may Represent an Endophenotype for Autism Spectrum Disorders.(Letter to the Editor). Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, n. 2, p. 632, 2018.

KWEE, C. S., SAMPAIO, T. M. M. & ATHERINO, C. C. T. Autismo: Uma Avaliação Transdisciplinar Baseada no Programa Teacch. Revista CEFAC, Rio de Janeiro, v.11, 2009.

MACEDO, E. C.; ORSATI, F. Comunicação Alternativa. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo. Memnon Edições Científicas Ltda. 2011.

MARINO, F.; CARROZZA, C.; VAGNI, D. Outcomes of a Robot-Assisted Social-Emotional Understanding Intervention for Young Children with Autism Spectrum Disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, n. 6, p. 1973–1987, 2020.

MELLO, Ana Maria S. Ros. Autismo: guia prático. 7ª ed. Brasília: CORDE, 2007. 104 p. Disponível em . acesso em: 19 Set, 2016.

MELLO, Cleusimari M. Colombo; SGANZERLA, Maria Adelina R. Aplicativo android para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de autistas. Universidade Luterana do Brasil. Gravataí, RS. 2013.

MIZAEL, T. M.; AIELLO A. L. R. Revisão de estudos sobre o Picture Comunication Systema (PECS) para o Ensino de Linguagem a indivíduos com autismo e outras dificuldades de fala. Acesso em 28 de maio de 2016.

PETRIC, F; KOVACIC, Z. Design and Validation of MOMDP Models for Child–Robot Interaction Within Tasks of Robot-Assisted ASD Diagnostic Protocol. International Journal of Social Robotics, v. 12, n. 2, p. 371–388, 2020.

QIDWAI, U. Humanoid Robot as a Teacher’s Assistant: Helping Children with Autism to Learn Social and Academic Skills. Journal of Intelligent & Robotic Systems, v. 98, n. 3–4, p. 759–770, 2020.

REILLY, Colin. Behavioural phenotypes and special educational needs: is aetiology important in the classroom?. Journal of Intellectual Disability Research, v. 56, n. 10, p. 929-946, 2012.

RUDOVIC, Ognjen et al. Measuring engagement in robot-assisted autism therapy: A cross-cultural study. Frontiers in Robotics and AI, v. 4, p. 36, 2017.

SHARMA, S.; SRIVASTAVA, S.; ACHARY, K.; VARKEY, B., HEIMONEN, T., HAKULINEN, JS, ... & Rajput, N. (2016, fevereiro). Promover atenção conjunta com colaboração apoiada por computador em crianças com autismo. Em Proceedings of the 19th ACM conference on computer-supported cooperative work & social computing (pp. 1560-1571).

SANTOS, F. D. Autismo e psicologia clínica de abordagem dinâmica numa sala TEACCH: reflexões e partilha duma prática. Revista Portuguesa de Psicossomática. v. 7, n. 1-2, jan.-dez. 2005.

SCASSELLATI, B.; ADMONI, H.; MATARI, M. Robots for Use in Autism Research. Annual Review of Biomedical Engineering, v. 14, p. 275–294, 2012.

WIJAYASINGHE, I.; POPA, D. Human–Robot Gesture Analysis for Objective Assessment of Autism Spectrum Disorder. International Journal of Social Robotics, v. 8, n. 5, p. 695–707, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.