Espaços 4.0: ambiente de inovação educacional e tecnológica da escola de referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, Santa Maria da Boa Vista –PE

Andréa Nascimento Carmo, Valdner Daízio Ramos Clementino

Resumo


 O uso de tecnologias na educação causou grandes divergências de pensamentos, de um lado acreditava-se que as tecnologias educacionais seriam a solução para os complexos problemas da educação brasileira e por outro poderia representar uma ameaça a autonomia pedagógica dos educadores. No entanto com o advento da Industria 4.0 a educação necessitou atender as demandas da sociedade e inseriu a inovação tecnológica em suas ações pedagógicas. O presente artigo é resultado da análise de implantação, desenvolvimento e resultado das ações exercidas no Espaço 4.0 da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, Santa Maria da Boa Vista - Pernambucano com o objetivo de verificar como o Espaço 4,0 contribuiu para o desenvolvimento regional através de atividades que envolvam inovação tecnológica nos espaços educacionais. Com o estudo foi possível observar que os Espaços 4.0 implantados na escola em análise permitiu a descentralização e interiorização das transformações e inovações tecnológicas , promovendo a preparação dos jovens  para o mercado de trabalho cada dia mais tecnológico, no entanto como se trata de um projeto em implantação ainda pode-se verificar algumas fragilidades a serem minimizadas no que se refere as formações de professores e monitores, insumos e sustentabilidade do projeto.

Palavras Chave: inovação tecnológica; educação; espaço 4.0


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