Vozes visionárias: explorando as signatárias do manifesto dos pioneiros da Escola Nova de 1932

Cristiane Roberta dos Reis Rueffer, Rosângela Soares de Almeida Ribeiro, Maria Zeneide Carneiro M. de Almeida

Resumo


Resumo: O propósito deste estudo é analisar as três mulheres representantes da educação brasileira no Manifesto dos Pioneiros de 1932: Armanda Álvaro, Cecília Meireles e Noemy Rudolfer e explicitar o importante legado que cada uma delas deixou para a educação brasileira perdurando até os dias atuais. Nesse sentido, o objetivo é discorrer sobre a trajetória de cada signatária, mencionando a ousadia, visão e preocupação que ambas tinham por uma educação brasileira de qualidade. Dessa forma, serão apresentados inicialmente o que foi o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1930; posteriormente apresentaremos um breve relato sobre a biografia de cada uma das signatárias e por último destacaremos a importância do gênero feminino no movimento de 1932, que foi um marco para a história brasileira.  Como referencial teórico foram utilizados os autores Azevedo (1958); Cambi (1999); Costa (2005); Del Priore (2012); Moraes (2007); além de outras fontes como artigos, dissertações e teses que tratam do objeto de estudo. Utilizando a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil (2021) é elaborada com base em material já publicado, incluindo livros, revistas, teses, dissertações e anais de eventos científicos a partir de uma perspectiva exploratória e descritiva, de natureza qualitativa/documental.

 

 

Palavras-Chaves: Mulheres; Educação; Manifesto de 1932; Escola Nova; Signatárias.

 


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