Os ideais sobre educação de Cecília Meireles: A escritora signatária da Escola Nova

Luciana Luiza da Silva Soares, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Resumo


Resumo: O objetivo deste trabalho é a abordagem histórica da escritora Cecília Meireles no Diário de Notícias, com seus comentários na “Página de educação”, a inserção no grupo dos pioneiros da Escola Nova (meados de 1930) e sua participação ativa no âmbito cultural brasileiro. A metodologia tem respaldo qualitativo e aprofundará em textos da própria Cecília. Para tanto as fontes de analise se pautarão em escritos e abordagens em estudos também de outros autores. Subdivide-se a pesquisa em duas abordagens: Cecília: vida pessoal e profissional e depois, a Cecília signatária e seus ideais de renovação. A atuação de Cecília Meireles como escritora, poeta e artista deu evidenciado nos aspectos biográficos a vida pessoal, profissional e acadêmica.

 

Palavras-chave: Educação; Signatária da Escola Nova; Cecília Meireles.


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Maria Helena Camara. Espelho de papel: a imprensa e a história da educação. In: ARAÚJO, José Carlos e GATTI JR, Décio (orgs.). Novos temas em história da educação. Instituições escolares e educação na imprensa. Uberlândia: EDUFU; Campinas: Autores Associados, 2002.

COUTINHO, Afrânio. (org). A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 1992, v. 5.

CORREA-SILVA, Ana Maria; GONÇALVES, Josiane Peres. Manifesto dos Pioneiros e perspectiva de gênero: Noemy, Cecília e Armanda, as mulheres que impactaram a Educação na década de 1930. Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 272-289, maio/ago. 2019.

DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

LOBO, Yolanda Lima. Memória e educação: o espírito vitorioso de Cecília Meireles. In: Revista brasileira de estudos pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v. 77, n. 187, set./dez., p. 525-545, 1966.

MEIRELES, Cecília. Crônicas de Educação. In: Obra em prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2001. v. 1 a 5

MEIRELES, Cecília. Folclore e educação. Rio de Janeiro, Diário de Notícias, 30/07/1932.

MEIRELES, Cecília. O voto feminino no Brasil. A Manhã, Rio de Janeiro, 27/06/1925. Capa, p. 1

MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2001. v. 1 e 2.

MEIRELES, Cecília. Verdes reinos encantados. Rio de Janeiro: Salamandra, 1988.

NÓVOA, António. A Imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena Camara. Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.

ROMANCINI, Richard; LAGO, Cláudia. História do jornalismo no Brasil.

Florianópolis: Insular, 2007.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). 17. Ed. Petrópolis: Cortez, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.