Fernando de Azevedo e a Educação Física: suas contribuições para a constituição do campo a partir do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932

Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Cristiane R. Reis Rueffer, Iron Martins Lisboa Junior, Jackson Carlos da Silva, Ângela Roberta Felipe Campos

Resumo


Resumo: A presente pesquisa apresenta uma discussão em torno de quais seriam as contribuições do reformador educacional Fernando de Azevedo, para a constituição do campo da Educação Física a partir do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932. Nesse sentido, o objetivo principal desse trabalho é desvelar as contribuições de Fernando de Azevedo para a constituição do campo da Educação Física no Brasil, a partir do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas como fontes primárias Castellani Filho (1988) e Soares (2004), além de fontes secundárias, necessárias ao enriquecimento das reflexões aqui apresentadas. A pesquisa do tipo estado do conhecimento foi desenvolvida a partir de uma perspectiva exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, que se utiliza dos descritores, Educação Física e Fernando de Azevedo. Foi possível concluir que Fernando de Azevedo tem suas contribuições para a constituição do campo da Educação Física, todavia, muito do que promulgava nos seus escritos e nas reformas educacionais não se aplica na atualidade.

 


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