A lei nº 10.639/2003 e a formação de professores no curso de licenciatura de Pedagogia

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Brenda Maria Dias Araújo, Luci Aparecida Souza Borges de Faria, Maria Célia Borges, Maria de Fátima Dias Araújo

Resumo


Resumo: O artigo vem compor o dossiê sobre os 20 anos da instituição da Lei nº 10. 639/03. Tem como objetivo discutir o histórico da luta antirracista e a cultura afro-brasileira, com olhar voltado às pesquisas e experiências  no Curso de Pedagogia, após o ano de 2012, no Brasil. A metodologia utilizada é qualitativa e bibliográfica para a fundamentação teórica sobre a temática. Os resultados indicam que estes 20 anos da instituição da Lei 10. 639/03 trouxeram a obrigatoriedade de inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileira no currículo da educação básica e superior e apresentaram avanços no sentido da inclusão. Entretanto, na prática, o assunto merece reflexão e estudo aprofundado. Destaca as ações afirmativas no interior das universidades públicas, cujo debate promove o acesso da população negra a estes espaços.

 

Palavras-chave: História. Lei nº 10. 639/03. Cultura afro-brasileira. Pedagogia.

 


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