Cultura afro-brasileira e educação antirracista e equipamentos culturais

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Eliane Moreira de Souza

Resumo


Resumo: Onde está a educação? Logo de início, esta indagação nos reporta ao ambiente escolar, à transferência de conhecimentos centrada na figura do professor e à imagem física de uma escola. No entanto, a educação se faz presente nos diversos ambientes, relações sociais, papeis e práticas que se consolidam no dia a dia, permitindo que este construa continuamente seu conhecimento e saber. Este artigo visa contribuir com a discussão conceitual do que vem a ser educação e a importância das práticas sociais e processos educativos que, quando emancipatórios, podem contribuir com as preservações de valores, tradições e redução das desigualdades. Temos, aqui, como referência, o trabalho realizado por um equipamento cultural da Universidade Federal de Uberlândia, que objetiva valorizar e difundir o patrimônio material e imaterial da cultura africana e afro-brasileira, por meio de atividades e práticas sociais. Para tanto, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica com autores que discorrem sobre os temas, revisão de literatura e pesquisa documental. Este estudo aponta que as ações desenvolvidas nesta entidade, tem contribuído com a difusão de valores e tradições da cultura africana e afro-brasileira, no município de Uberlândia e região.

 

Palavras Chaves: Educação; Educação Antirracista; Práticas Sociais; Cultura Africana e Afro-brasileira

 


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