Educação e mulheres: por que o curso de pedagogia é composto em sua maioria por mulheres?

Edilaine Silva Matoso Daquino, Cintia de Souza Batista Tortato

Resumo


O presente artigo busca contribuir para a discussão acerca da majoritária presença feminina nos cursos de Pedagogia tendo como foco as relações de poder relacionadas. A pesquisa tem por objetivo o aprofundamento bibliográfico, que elucide como as relações de poder no curso se instituíram. O estudo se justifica pelo fato do curso ser composto em sua maioria pelo sexo feminino. Em relação aos procedimentos, utiliza-se uma pesquisa exploratória bibliográfica, cuja perspectiva é trazer reflexões. Os autores utilizados para tal fundamentação foram Foucault, Bachelard, Louro e Vianna. Esta pesquisa pontuou a história da pedagogia, a forma a qual as mulheres foram para essa área e como as relações de poder influenciam na escolha do curso. Diante o exposto, os resultados mostram que as relações dentro da sociedade, da família e em outras instituições influenciam nas escolhas das mulheres, contudo esse processo é naturalizado pelos próprios agentes envolvidos.


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