20 ANOS DA LEI 10.639/03: avanços, desafios e perspectivas na promoção da educação antirracista e cultura afro-brasileira

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Giselda Shirley da Silva, Maria Célia da Silva Gonçalves, Vandeir José da Silva

Resumo


A Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, completa 20 anos de sua promulgação. Nesse contexto, a Revista Humanidades e Tecnologia (FINOM) , convida autores a submeterem artigos para compor um dossiê temático que reflita sobre os avanços,  experiências, desafios e perspectivas da implementação da referida lei. O objetivo deste dossiê é promover uma análise crítica e reflexiva sobre a inserção dos conteúdos relacionados à cultura afro-brasileira nas diferentes áreas do conhecimento, considerando seus impactos na formação educacional, social e cultural da sociedade brasileira. São bem-vindas contribuições que abordem aspectos históricos, pedagógicos, socioculturais, políticos e tecnológicos relacionados à temática, bem como estudos de caso, análises comparativas e propostas de práticas pedagógicas inovadoras. Espera-se que este dossiê contribua para a promoção do debate e da visibilidade das conquistas e desafios enfrentados no ensino da cultura afro-brasileira, além de estimular a produção de conhecimento crítico e relevante nessa área.


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