O papel da mediação pedagógica: práticas educativas com a utilização das TDIC no ensino médio

Helen Cássia Francisco Pires, Maria Paulina de Assis

Resumo


Neste estudo apresentamos uma revisão sobre pesquisas que relatam experiências pedagógicas desenvolvidas e/ou vivenciadas por docentes retratando o uso das TDIC no Ensino Médio em salas de aula brasileiras. A pesquisa partiu  do seguinte questionamento: Qual o papel da mediação pedagógica na promoção de práticas educativas intermediadas pelo uso das TDIC em turmas do Ensino Médio? Objetivamos abordar a relevância da mediação pedagógica na promoção de práticas educativas intermediadas pelo uso das TDIC, que contribuíram para explanação do conteúdo por professores do Ensino Médio, e para a aprendizagem significativa. Para isso utilizamos a metodologia da revisão bibliográfica. Após ser feito um levantamento e selecionados seis artigos para análise e discussão, concluímos que a integração das TDIC contribuíram para as múltiplas aprendizagens e, que é imprescindível a mediação pedagógica na realização de práticas educativas intermediadas pelas TDIC, potencializadoras da aprendizagem na construção dos diversos saberes, tornando-as significativas, interativas e colaborativas.

 

Palavras-Chave: TDIC. Mediação Pedagógica. Práticas Educativas. Ensino Médio.


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