FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO & PARADIGMA INSTITUCIONAL A Quebra Causada pelas Novas Tendências Pedagógico-Filosóficas
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BOTO, Carlota. A Liturgia Escolar na Idade Moderna. Campinas-SP: Papirus, 2017
BRANDE, Carla Andrade; ZANFELICE, Camila Cilene. A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagem. Revista Educação Especial. Santa Maria, v.25, n.42. p. 43-56. jan. /2012.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São. Paulo: Cultrix, 1996
CAROTHERS, Douglas E; TAYLOR, Ronald. L. Como pais e educadores podem traba-lhar juntos para ensinar habilidades básicas de vida diária para crianças com autismo. 2004.
CHAVES, Eduardo O. C. A Filosofia da Educação e a Análise de Conceitos Educacionais, 2010.
CORREIA, Mônica; CAMPOS, Herculano Ricardo. Psicologia Escolar: histórias, tendências e possibilidades. In: YAMAMOTO, O. H.; NETO, A. C. (Orgs.). O psicólogo e a escola: uma introdução ao estudo da psicologia escolar. Natal: EDUFRN, 2004. p. 137-185.
CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DEWEY, John. Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. Liberalismo, Liberdade e Cultura. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.
DURKEIM, Émile. Educação e sociologia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GRINSPUN, Miriam P.S. Zippin. A Orientação Educacional: Conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo. Editora Cortez, 2006.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: UNIMEP, 2006.
KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.
KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: FAZENDA, I. C. A.; PICONEZ, S. C. B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Pau-lo: Papirus, 1991, p. 63-74.
LAROCCA, Priscila. O ensino de psicologia da educação sob o olhar de licenciados e licenci-dos. In AZZI, Roberta Gurgel; Batista Sylvia Helena Souza da Silva; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Formação de professores: discutindo o ensino de psicolo-gia.Campinas: Alínea, 2016, p. 145–197.
LAROCCA, Priscila. O saber psicológico e à docência: Reflexões sobre o ensino de Psicologia na educação. Psicologia: Ciência e Profissão, 2000, p. 60-65.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Editora UFPR, Curitiba, 2001.
LUCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, Rio de Janei-ro: Vozes, 2011.
MACEDO, Lino. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MARINHO, Cristiane. A Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze na Filosofia da Educa-ção no Brasil. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. 2012. 472 p. (Tese de Pós-Doutorado em Educação).
MARINHO, Cristiane. Pensamento pós-moderno e educação na crise estrutural do capi-tal. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2009. 355 p. (Tese de Doutorado em Educa-ção).
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolleti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, Maria Thereza Coutinho. Psicologia e educação: Uma história de parcerias e in-dagações. Cadernos de Psicologia, n º 2, p. 5-9, 1994.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Ja-neiro: Bertrand Brasil, 2004.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
QUEIROZ, C. T. A. P.; MOITA, F. M. G. S. C. Fundamentos sócio-filosóficos da educa-ção. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; AZEVEDO, Maria Antônia Rosa de. Relações entre as tendências e as abordagens da educação e da educação física: possíveis aproximações e con-tribuições da didática. Anais... XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: Unicamp, 2012.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Ciência, tecnologia e formação de professores para o ensino fundamental. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cor-tez: Autores Associados, 1991.
SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, 2003.
SKINNER, Quentin. La filosofia en la historia: ensayos de historiografia de la filosofia. Bar-celona: Paidós, 1990.
TARDIF, Maurice et al. Formação dos professores e contextos sociais: perspectivas interna-cionais. Porto: Ed. Rés, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Na-cional, 1968.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989
WARDE, Mirian Jorge. A educação escolar no marco das novas políticas educacionais. In: Novas Políticas Educacionais: críticas e perspectivas. Warde (organizadora). São Paulo, Pro-grama de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação – PUC, 1998.
WARDE, Mirian Jorge. Questões teóricas e de método: a História da Educação nos marcos de uma disciplina. In: SAVIANI, Dermeval et al. (Org.). História e Historiografia da Educa-ção: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.