FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO & PARADIGMA INSTITUCIONAL A Quebra Causada pelas Novas Tendências Pedagógico-Filosóficas

Anaiara Lourenço da Silva, Priscilla Patrício de Holanda, Hellena karoline da Costa de Souza, Lucimara Aparecida Martins Dias, Livia Costa Luz Perfeito

Resumo


Este estudo realizado através de uma análise bibliográfica de revisão narrativa, busca apresentar e avaliar, fundamentalmente, a quebra institucional que as novas tendências/abordagens filosófico-educacionais trazem frente ao Paradigma da Educação, tendo em vista que a discussão Filosófica contribui para as determinações didático-pedagógicas dos sistemas de ensino não somente brasileiro, mas universais. Divide-se em três estruturas básicas: introdução; referencial teórico, que realiza análise da temática; e conclusão, que finaliza as disposições científicas. Como metodologia científica, utilizou-se o lapso temporal dos últimos vinte anos, desconsiderando todas as doutrinas e filósofos classicistas da área. Como conclusão, percebeu-se que o modelo tradicionalista vertical de ensino requer mudanças, que são proferidas pelos novos institutos da Filosofia da Educação baseados em teorias progressistas, de libertação e problematização.

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