Os círculos dialógicos investigativo-formativos como metodologia de auto(trans)formação dos docentes da Educação Infantil: possibilidades

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Geraldo Sadoyama Leal, Guilherme Saramago de Oliveira

Resumo


Resumo: Este artigo tem como escopo refletir sobre a docência na educação infantil seus enfretamentos e desafios. Propõe fazer uma relação da importância da formação deste professor através dos círculos dialógicos investigativo-formativos como uma importante metodologia de formação e auto formação a partir das narrativas auto biográficas destes professores. Os círculos dialógicos investigativo-formativos podem fortalecer o senso de pertencimento destes docentes da educação infantil no cenário das políticas educacionais de formação de professores. É uma importante ferramenta e metodologia pois propõe espaços de diálogos e compartilhamento de vivências das práticas educativas e pedagógicas na educação infantil. Com os dados gerados a partir dos diálogos, estes podem servir de fonte de estudo e referência para outras pesquisas na busca de uma educação infantil de qualidade ao mesmo tempo que faz renascer o entusiasmo e o amor pela docência.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Docência. Círculos dialógicos.

 

 


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