Sinergia e desafios da pesquisa-ação no contexto educacional: caminhos para reflexão e transformação profissional

Priscila Franco Dias, Guilherme Saramago de Oliveira, Iara Vieira Guimarães

Resumo


Resumo: Este estudo realiza uma análise detalhada da pesquisa-ação no contexto educacional, enfocando suas potencialidades e limitações. Examina a natureza iterativa e colaborativa da pesquisa-ação, evidenciando sua importância no desenvolvimento profissional e na melhoria das práticas educativas. Aborda a integração entre reflexão crítica e ação prática como chave para a inovação pedagógica, e discute críticas relacionadas à rigidez metodológica e às questões éticas inerentes à pesquisa-ação. Destaca-se a relevância da contextualização desta metodologia no cenário educacional brasileiro, levando em consideração as especificidades locais. O artigo conclui com a ênfase na necessidade de uma abordagem equilibrada na pesquisa-ação, reconhecendo tanto suas contribuições quanto seus desafios no campo da educação.

 

Palavras-chave: Pesquisa-ação. Educação. Metodologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli. Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Liber Livro, 2001.

ARGYRIS, Chris; SCHÖN, Donald A. Organizational Learning: A Theory of Action Perspective. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978.

BARBIER, René. A Pesquisa-ação. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2007.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 1996.

ELLIOTT, John. Action Research for Educational Change. Milton Keynes: Open University Press, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 1995.

KEMMIS, Stephen; McTAGGART, Robin. The Action Research Planner. Victoria: Deakin University Press, 1988.

LEWIN, Kurt. Action Research and Minority Problems. Journal of Social Issues, v. 2, n. 4, p. 34-46, 1946.

MCNIFF, Jean. Action Research for Professional Development: Concise Advice for New Action Researchers. Dorset: September Books, 2002.

MCTAGGART, Robin. Principles for Participatory Action Research. Adult Education Quarterly, v. 41, n. 3, p. 168-187, 1991.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

WHITEHEAD, Jack. Creating a Living Educational Theory from Questions of the Kind, ‘How Do I Improve My Practice?’ Cambridge Journal of Education, v. 19, n. 1, p. 41-52, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.