Revisão sobre clima de segurança e qualidade dos serviços em instituições de saúde

Isabela Gomes dos Santos, Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Geraldo Sadoyama Leal

Resumo


Resumo: Os danos relacionados à assistência médica, também definidos como eventos adversos, comprometem a saúde e o bem-estar dos pacientes. Por isso, torna-se importante promover o desenvolvimento de uma cultura baseada em valores alinhados e centrados na segurança. A segurança trata-se de uma dimensão da qualidade. Esta pesquisa objetivou levantar os principais aspectos teóricos relacionados à cultura e clima de segurança do paciente, assim como à qualidade dos serviços de saúde. Buscou-se apontar os principais conceitos e instrumentos que podem ser utilizados para avaliar a qualidade dos serviços prestados e estabelecer os níveis de segurança de uma organização. Concluiu-se, a partir dos trabalhos científicos citados neste artigo, que os gestores e líderes devem estabelecer ciclos de melhoria contínua para aprimorar a segurança dos usuários/pacientes e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados, pois esses aspectos são indissociáveis. 

 

Palavras-chave: Segurança do Paciente. Clima de Segurança do Paciente. Qualidade dos Serviços. Serviços de Saúde.

 


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