Análise de Conteúdo: um método de qualitativo

Nayara Rodrigues Teodoro, Guilherme Saramago de Oliveira

Resumo


Resumo: Este artigo aborda a importância da escolha apropriada de métodos e técnicas na condução de pesquisas científicas, destacando a Análise de Conteúdo como uma ferramenta eficaz. Este foi desenvolvido como parte do curso de doutorado em Educação, em disciplina que abordou as metodologias de pesquisas em educação. Assim, o texto se volta para a metodologia de Análise de Conteúdo, método este amplamente utilizado para analisar dados em pesquisas de cunho qualitativo. O artigo descreve as fases da Análise de Conteúdo: pré-análise, que envolve a leitura inicial e a seleção de hipóteses e objetivos; análise do material: codificação, classificação e categorização, sendo destacada a importância de considerar o contexto no qual a mensagem foi emitida; e o tratamento dos resultados e a interpretação, com ênfase na inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e recepção das mensagens. Ao final, conclui-se que a importância de tal metodologia na análise de sentido e significados das comunicações, contribuindo para a compreensão e interpretação da realidade.

 

Palavras-chave: Análise de Conteúdo. Metodologia. Pesquisa Qualitativa.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 37, p. 7- 32, 1999.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

SILVA, Andressa Hennig.; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. Revista Eletrônica Quali@s, v. 17, n. 1, p. 1-13, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.