Narrativas nas salas: pistas para deixar vazar entre os cubos brancos do museu, da escola e da casa

Vinícius Abrahão de Oliveira, Daniela Franco Carvalho

Resumo


Resumo: O presente texto pretende remontar alguns aspectos das consequências da pandemia de covid-19 em instituições educacionais e outros espaços educativos, com foco nos museus, escolas e na casa. Com base na pesquisa narrativa, a escrita toma proporção ao dar corpo não só às palavras, mas também à busca para enfatizar a importância de se repensar esses espaços, assim como o próprio fazer e se fazer pesquisador.

 

Palavras-chave: Espaços educativos. Pandemia. Narração.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr., 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A “revolução” no cotidiano invadido pela pandemia. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.) (2020). COVID-19 e a crise urbana [recurso eletrônico]. São Paulo: FFLCH/USP. p. 10-17. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2023.

CETIC.BR; NIC.BR. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2020. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2023.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015, 250p.

DEMUTH, Mariana Campos. et al. Escolas saudáveis: o papel do território educativo no contexto da pandemia de Covid-19. Cadernos do Aplicação. UFRGS: Porto Alegre. v. 34. 2021. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 202.

ICOM-BRASIL. Os 20 termos escolhidos pelo ICOM Brasil, 2022. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2023.

INSTITUTO ALANA e CEPEDISA. Dossiê Infâncias e COVID-19: os impactos da gestão da pandemia sobre crianças e adolescentes. 2022.

INSTITUTO ALANA; REDE CONHECIMENTO SOCIAL e PROGRAMA CRIANÇA E NATUREZA. O papel da natureza para a saúde das crianças no pós-pandemia. 2022.

MOREIRA, Gregori. et al. Como a pandemia SARS-Cov2 (Covid-19) pode influenciar na qualidade do ar na cidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 2020. Disponível em: . Acessado em: 20 abr. 2022.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. [tradução aos cuidados de Carlos S. Mendes Rosa]. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SANTOS, Damaris de Lima. Poéticas do Deslocamento – Um despertar dos sentidos corpóreos para a produção e fruição de Arte Contemporânea. Dissertação (Mestrado em Estudos de Arte) - Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Porto. p. 93. 2021.

SILVA, André Fabrício. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. Anais do Museu Paulista: São Paulo. Nova Série. v. 29. 2021.

SINGER, Helena. Não voltar, recriar a Escola. Centro de Referências em Educação Integral, 2020. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2023.

SUÁREZ, Daniel Hugo. Pesquisa Narrativa: outras formas de conhecer. In: Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. MARTINS, R.; TOURINHO, I.; SOUZA, E. C. (Org.). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017.

TORREGROSA, Apolline. Da arte e da Narração à sensível textura de nós. In: Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. MARTINS, R.; TOURINHO, I.; SOUZA, E. C. (Org.). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017.

UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. CENPEC. 2021.

ZANELLA, Andréa Vieira. Educação estética, docência e experiência: entretecendo ciência, arte e vida no encontro com memórias esquecidas da cidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea. PPGE/UNESA: Rio de Janeiro. v. 18, n. 54. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.