A Análise de Conteúdo na pesquisa qualitativa em educação

Mara Cristina Oliveira Rodrigues, Guilherme Saramago de Oliveira, Fernanda Duarte Araújo Silva

Resumo


Resumo: Este artigo visa apresentar concepções, princípios e procedimentos de organização da Análise de Conteúdo, bem como as contribuições enquanto instrumento metodológico no desenvolvimento de estudos qualitativos. A priori, há a abordagem da pesquisa qualitativa e, a posteriori, a AC dos trabalhos elaborados por Bardin (1977) e Franco (2018). Tal método se configura como um conjunto de técnicas para explicitar e sistematizar o conteúdo da mensagem e o respectivo significado por meio de deduções lógicas e justificadas, com base na origem e no contexto da mensagem ou seus efeitos. Dessa forma, em uma análise, o texto é considerado em sua totalidade, de modo a organizar os itens em frequências e ausências.

 

Palavras-chave: Análise de Conteúdo. Pesquisa qualitativa. Educação.

 


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Referências


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