Intervenções Docentes na Prevenção do Consumo de Drogas Lícitas no Ensino Fundamental e Médio: Uma Perspectiva Pedagógica

Sandra Oliveira Costa

Resumo


Resumo: Este artigo aborda a importância das intervenções docentes na prevenção do consumo de drogas lícitas entre estudantes do ensino fundamental e médio. Enfatiza o papel vital dos educadores na formação de competências socioemocionais e hábitos saudáveis, essenciais para a prevenção. A pesquisa, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), teorias de Freire (1996), Gadotti (2023), (Torcato, 2016), (Botvin, 2009) e destaca a escola como espaço de socialização e formação. Utiliza uma metodologia qualitativa de revisão de literatura, examinando estratégias pedagógicas eficazes. O estudo revela a necessidade de práticas educacionais inovadoras para enfrentar este desafio social, ressaltando a importância da formação contínua dos professores e a adaptação das estratégias às diversas realidades dos alunos.

 

Palavras-chave: Intervenções. Docentes.  Prevenção. Drogas Lícitas


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018A

.

BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção ao uso de drogas : implantação e avaliação de programas no Brasil / Ministério da Saúde ; Universidade Federal de São Paulo.– Brasília : Ministério da Saúde, 2018. B.

BOTVIN, G. Life Skills Training: Promoting Health and Personal Development Level Two Grades 4/5 Student Guide. 1. ed. [S.l.]: Princeton Health Press, Inc., 1999. Disponível em ¸ https://www.amazon.com/Life-Skills-Training-Promoting-Development/dp/0933665091. Acessado em 02 de fevereiro de 2023.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 05 jun. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS, 2003

KHAN, S.; Griffin, K.W.;Botvin, G.J. Onset of the Non-Medical Use of Prescription andOver-the-Counter Medicationsduring Early Adolescence:Comparison with Alcohol, Tobacco,and Marijuana. Children 2023, 10,1298. https://doi.org/10.3390/children10081298Academic E

(6) (PDF) Onset of the Non-Medical Use of Prescription and Over-the-Counter Medications during Early Adolescence: Comparison with Alcohol, Tobacco, and Marijuana. Available from: https://www.researchgate.net/publication/372733303_Onset_of_the_Non-Medical_Use_of_Prescription_and_Over-the-ounter_Medications_during_Early_Adolescence_Comparison_with_Alcohol_Tobacco_and_Marijuana [accessed Feb 07 2023].

TORCATO, Carlos Eduardo Martins. A história das drogas e sua proibição no Brasil: da Colônia à República. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-05102016-165617/pt-br.php Acesso em 20 de janeiro de 2023.

SÍVERES, L. Pedagogia Alpha, presença, proximidade e partida. Curitiba: Brazil Publishing, 2019.

SUDBRACK, Maria Fátima Olivier ; DALBOSCO, Carla. Escola como contexto de proteção: refletindo sobre o papel do educador na prevenção do uso indevido de drogas.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 2., 2005, São Paulo. Proceedings online... Available from: . Acess on: 07 Feb. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.