A Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: um instrumento eficaz na inserção social

Adelícia Moura da Costa, Lázara Andrade Sardeiro, Marilene Lopes da Costa Tosta, Suely Maria dos Santos

Resumo


 

Resumo: O presente estudo almeja repensar – via pesquisas bibliográficas – o trabalho com a Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos – EJA – dentro de um contexto educativo que visa garantir uma formação científica, tecnológica e humanística, capaz de possibilitar uma formação integral do profissional/cidadão. Formação essa que exige repensar a função da escola na produção do saber científico relacionando-o à leitura do mundo trazida pelo aluno para a sala de aula. Desse modo, o letramento surge como uma estratégia eficaz dentro do processo de ensino-aprendizagem escolar, uma vez que através da intensa prática de leitura, escrita e oralidade, o aprendiz passa a reproduzir, de modo contextualizado, atividades linguísticas de seu cotidiano. Essa formação assume a condição de ser parte indissolúvel do conjunto de habilidades essenciais que permitem ao estudante aproximar-se de várias culturas e, consequentemente, propiciam sua integração numa sociedade globalizada, levando em conta a necessidade de assegurar melhores oportunidades de ingresso dos Jovens no mundo atual. Se ao invés de considerar apenas as habilidades linguísticas, priorizarem-se também outras competências a serem dominados, talvez seja possível estabelecer os motivos que de fato justificam o estudo da Língua Portuguesa – no contexto educacional enfocado.

 

Palavras-chave: EJA. Língua Portuguesa. Leitura e escrita.  Letramento.

 


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