Interação social na escola, formação e globalização

Herculano da Silva Melo, Sandra Maria Alves Barbosa Melo

Resumo


Resumo: O presente artigo trata dos desafios atuais direcionados à formação profissional, pode-se considerar impostos pelo mundo globalizado (ou pelo desenvolvimento tecnológico), e como efeito disso, pelas novas formas de organização de trabalho e, porque não dizer pelo reflexo de um processo de democratização sempre emergente. Do mesmo modo pretende explicar algumas linhas teóricas que orientam o modelo de interação social escolar, o qual tem servido de base para formação, e comumente, para indicar o nível de reflexão da atual prática educativa. Na sequência de propósito, pretende abordar os aspectos teóricos que mais influenciam a ação pedagógica na atualidade, para, assim, buscar a lógica da nova forma de organização do processo de interatividade escolar, aquela que acaba sendo mais influenciada pelos estímulos dos ambientes virtuais do que dos naturais e, assim, possibilitar que o sujeito que busca, consiga, desde já perceber a necessidade de se encontrar nesse espaço de aprendizagem, mesmo nessas condições, para, do mesmo modo, desenvolver uma formação que entre em sintonia com a chamada Globalização. O trabalho foi realizado utilizando da modalidade qualitativa de pesquisa que se efetivou por meio de uma revisão de literatura. Destarte, desenvolver estratégias de ensino que parta das condições mais reais possíveis, para, assim, estimular a reflexão do agente sobre sua própria capacidade de perceber, objetivando ainda, permitir que o mesmo avance e entremeie no contexto de mundo globalizado, para da mesma forma, conhecer a realidade na qual vive.

Palavras-chaves: Interação social escolar. Formação.  Globalização.

 


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