Desafios e Estratégias na Implementação de Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva

Deusenir Alves de Jesus Leite

Resumo


Resumo: O trabalho pedagógico do professor é complexo e exige conhecimentos e habilidades que vão além do conhecimento teórico aprendido em sala de aula no período de sua formação inicial e estende-se pela necessidade de uma formação continuada. Sob essa perspectiva, o artigo teve como objetivos identificar as dificuldades apresentadas pelos professores de duas escolas de Iporá-Goiás, no uso das tecnologias assistivas disponibilizadas na sala de recursos audiovisuais. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, do tipo aplicada, com coleta de dados em livros, revistas científicas, portal eletrônico e do questionário aplicado a oito professores que desenvolvem seu trabalho pedagógico com alunos com deficiência. Os resultados evidenciaram as dificuldades apresentadas pelos professores, em especial, em sua formação inicial para utilizarem as tecnologias assistivas na sala de recursos audiovisuais. Concluiu-se que as dificuldades apresentadas pelos professores são resultantes de uma formação deficiente e de uma prática pedagógica que não contempla de forma efetiva as ferramentas disponibilizadas na sala de recursos audiovisuais, no entanto, o estudo evidenciou que os professores entrevistados têm conseguido superar essas dificuldades em seu trabalho escolar.

 

Palavras-chave: Tecnologias. Formação continuada. Aluno com deficiência. Trabalho pedagógico. Recursos audiovisuais.


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