Contribuições do Materialismo Histórico e Dialético-MHD para a pesquisa com discente surdo(a): a partir da abordagem qualitativa

Luciane Graziele Bergue Albino, Denise Xavier dos Reis, Meire Borges de Oliveira Silva, Marlene Barbosa de Freitas Reis

Resumo


O presente artigo, com base em procedimentos bibliográficos, discute a educação dos sujeitos  surdos sob a perspectiva do Método Materialismo Histórico Dialético (MHD). O MHD tem suas origens nas filosofias de Karl Marx e Friedrich Engels, sendo enfatizada a relação existente entre educação e sociedade, considerando o contexto histórico social em que ocorre a educação. A abordagem,  em princípio, traz um contorno conceitual e histórico do surdo. Enfatiza as diferenças existentes nos termos utilizados para definição desse grupo minoritário, no qual, embora haja avanços e conquistas no âmbito educacional, nota-se profunda desigualdade social. Destaca-se também a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, naturalmente, sua compreensão pelos sistemas educacionais e pela sociedade em geral. Ademais, busca reconhecer a Língua de Sinais como língua legítima, já que está intimamente ligada à identidade cultural desses indivíduos. A base epistemológica, na qual se fundamenta o MHD, ajuda a compreender a evolução temporal dos desafios e as perspectivas do surdo, pois, corroborando com o MHD, a educação é um processo intrinsecamente conectado ao contexto histórico e social.


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