ENSINO DE ASTRONOMIA NO PÓS-PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Adriana Oliveira Bernardes

Resumo


A situação no pós-pandemia trouxe inúmeras dificuldades para os alunos, sobretudo para aqueles que são alunos trabalhadores e frequentam o ensino noturno. As turmas de Educação de jovens e adultos enfrentaram ainda mais dificuldades para participar do ensino remoto, devido à falta de recursos tecnológicos e às defasagens de conteúdo. A partir de 2022, com o retorno presencial no período pós-pandêmico, os frutos deste período difícil tornam-se visível. Os alunos vêm encontrando grandes dificuldades, principalmente em disciplinas como a Física. No estado do Rio de Janeiro, conteúdos de Astronomia foram inseridos na disciplina de Física, fazendo parte do currículo. O objetivo desta investigação foi sondar uma turma de Educação de Jovens e Adultos em relação às suas percepções do ensino no pós-pandemia, principalmente em disciplinas como a Física. Utilizando uma metodologia qualitativa com objetivos exploratórios, obtivemos incialmente o perfil de sete alunos matriculados nesta modalidade de ensino. Resultados preliminares sugerem que as dificuldades enfrentadas no período de pandemia repercutem agora, fazendo com que se acentuam. Observa-se, portanto, que o ensino noturno, que abriga a maioria dos alunos trabalhadores, os quais já enfrentavam inúmeros problemas, necessita de um projeto direcionado às suas defasagens oriundas do período de pandemia em que estiveram afastados da escola.


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