A importância da utilização da cartografia nas didáticas escolares

Marcia Helena da Rocha Ribas

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo central destacar a relevância da cartografia no contexto das práticas didáticas em ambientes educacionais. Busca-se compreender, de forma aprofundada, os benefícios intrínsecos à inclusão desta disciplina no currículo estudantil, enfatizando sua importância na formação integral dos alunos. A pertinência desse estudo se justifica ao considerar a lacuna existente em muitas instituições de ensino, caracterizada pela ausência de recursos financeiros adequados e por deficiências na capacitação docente para o ensino efetivo de conteúdos cartográficos. Estes desafios se apresentam como barreiras significativas para o desenvolvimento de um aprendizado robusto e significativo nessa área.A cartografia, enquanto ferramenta educacional, oferece aos alunos a oportunidade de explorar e compreender o mundo ao seu redor de maneira mais crítica e reflexiva. Através dela, é possível instigar o processo de descoberta, fomentando uma compreensão mais elaborada e precisa da realidade global e do papel ativo que cada indivíduo desempenha na transformação e modelagem de seu contexto sociocultural e ambiental. Para a realização deste estudo, adotou-se uma metodologia fundamentada em levantamentos bibliográficos, com uma análise criteriosa de publicações na plataforma Google Acadêmico. A seleção de materiais privilegiou trabalhos que enfocassem a relevância dos saberes cartográficos, considerando sua evolução e influência ao longo do desenvolvimento humano. A revisão bibliográfica permitiu identificar um consenso entre os autores sobre a importância inquestionável da cartografia no Ensino Básico. Além disso, evidenciou-se a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e formação docente para que os benefícios dessa disciplina sejam plenamente aproveitados.Dessa forma, este artigo contribui para a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas atuais e sugere caminhos para a integração efetiva da cartografia no currículo escolar, visando uma educação mais abrangente, significativa e adaptada às demandas contemporâneas do processo educativo.

 

Palavras-chave: Cartografia. Didáticas. Alfabetização cartográfica.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia Escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 29 jan.2022.

BUITONI, M. M. S. Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação,

Secretaria de Educação Básica. 2010

CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar.: Caderno Cedes, Campinas, n.25, p.209-225, 2005.

CASTELLAR, S. M. V. e MORAES, J. V. de. A linguagem cartográfica: possibilidades para a aprendizagem significativa. IN: PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S de; PEREIRA, T. R. D. S. (org.). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisa e experiências formativas. 1.ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 05 jan. 2022.

DUARTE, R. G. Educação Geográfica, Cartografia Escolar e pensamento Espacial no segundo segmento do Ensino fundamental. 2012. São Paulo. São Paulo. 2012.

JOLY, Fernand. A cartografia. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas, SP: Papirus, 1990.

JOLY, FERNAND. A Cartografia. Campinas: Papirus .2004.

MARTINELLI, M. As representações gráficas da Geografia: os ma rafia pas temáticos. 2001. Tese (Livre-docência em cartografia temática). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

GONÇALVES, M. C. da S.; SÍVERES, L. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7250, 2020. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7250. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7250. Acesso em: 26 fev. 2021.

OLIVEIRA, Ivanilton José de. A linguagem dos mapas: utilizando a cartografia para Comunicar. Revista UNICIENCIA.Goiás.2004. Disponível: http://observatoriogeogoias.iesa.ufg.br/up/215/ o/ OLIVEIRA Ivanilton_Jose_linguagem_dos_mapas.pdf Acesso: 25/01/2022.

PASSINI, E. Y. Cartografia para Crianças. Alfabetização, Educação ou Iniciação Cartográfica, Maringa, UEM, 1999.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Simbologia dos mapas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/simbologia-dos-mapas.htm. Acesso em 22 de janeiro de 2022.

RODRIGUES, Danielle Dionizio Os mapas como recurso didático nas aulas de geografia. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo científico (Licenciatura em Geografia - EaD) - Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca, 2021.

SANTOS, P. V. C. J. 2017. Influência hidroclimática sobre a biodiversidade de peixes e insetos aquáticos no Baixo Curso de Uma Bacia da Região Amazônica. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Maranhão.

SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR (org). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, pp. 137-156, 2005.

SCHÄFFER, Neiva Otero. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 2 ed. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2005.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: . Acesso em: 6 maio. 2021.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.