Formação do professor com ênfase no transtorno do espectro autista - (TEA) na educação infantil

Telma Francisca Ribeiro

Resumo


Resumo: Este artigo busca como objetivo geral fazer uma análise sobre a capacitação de professores para trabalhar com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quais as estratégias deverão ser usadas e que contribuirão sobremaneira no cotidiano do docente na Educação Infantil. A formação de professores para desenvolver a inclusão no ensino é fundamental para alcançar especializações e assim culminar com atividades e tarefas inclusivas a partir da Educação Infantil. Para realizar este artigo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com revisão bibliográfica. Apresenta como problema do estudo: Como a capacitação de professores pode contribuir para trabalhar com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quais as estratégias deverão ser usadas e que contribuirão sobremaneira no cotidiano do docente? As crianças com TEA para um aprendizado educacional igualitário exigem respostas específicas dentro de um ambiente inclusivo. As instituições escolares devem estar aptas para receberem no seu ambiente qualquer aluno, independentemente do seu nível de escolaridade e deficiência, devendo se estruturar assim como, desenvolver estratégias educacionais que venham fortalecer o desenvolvimento do aluno, sua inclusão social e sua participação na comunidade a qual ele pertence. Dentre os principais resultados, destaca-se, que as escolas devem procurar ofertar constantemente formação continuada voltada para a educação inclusiva, especificamente neste estudo, sobre TDAH para que esses educadores adquiram conhecimentos e estejam preparados para elaborar estratégias voltadas para esse público.

 

 

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Formação Continuada. Estratégias.


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