A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma lacuna na pesquisa contemporânea

Maria do Bonfim Soares de Sousa

Resumo


Resumo: O artigo investiga a influência do lúdico no desenvolvimento cognitivo matemático em crianças na educação infantil, um tema pouco abordado na pesquisa educacional. Apoiando-se nas teorias de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, o estudo analisa como o lúdico contribui para o crescimento cognitivo e emocional das crianças. A metodologia qualitativa (Gonçalves, 2007) consiste numa revisão detalhada da literatura, focando na relação entre o lúdico e o desenvolvimento cognitivo, especialmente na matemática. Esta revisão revela padrões e temas importantes nas publicações selecionadas, proporcionando uma visão abrangente do assunto. Os resultados enfatizam o valor do lúdico na educação matemática infantil. Segundo Piaget, o jogo é essencial para o entendimento ativo do mundo pelas crianças. Vygotsky ressalta a importância da interação social e colaboração no aprendizado, enquanto Wallon foca na interconexão entre o emocional e o cognitivo no desenvolvimento matemático. O estudo conclui destacando a necessidade de integrar atividades lúdicas ao ensino da matemática, visando um desenvolvimento integral e holístico das crianças.

 

Palavras-chave: Lúdico. Matemática. Educação Infantil.


Texto completo:

PDF

Referências


DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 05 jun. 2019.

GALVÃO, Izabel Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ ; Vozes, 1995. - (Educação e conhecimento)

GONÇALVES, M. C. da S.; SÍVERES, L. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7250, 2020. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7250. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7250. Acesso em: 23 mar. 2019.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. . Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1990. (Originalmente publicado em 1945).

SINGER, D. G., et al. Play = Learning: How play motivates and enhances children's cognitive and social-emotional growth. Oxford: Oxford University Press, 2006.

VASCONCELLOS, V.M.R.V. Construção da subjetividade: processo de inserção de crianças pequenas e suas famílias à creche. 2002. 185f. Tese (Concurso Público para professor titular em Educação Infantil) Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

VYGOTSKY, L. S.. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1991

WALLON, H. Psicologia e educação da infância Lisboa: Estampa, 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.