A influência da cultura organizacional no estresse ocupacional dos docentes nas escolas públicas brasileiras

Luciana Aparecida da Silva, Adriana Santos Do Prado Sadoyama, Geraldo Sadoyama

Resumo


RESUMO

 

O presente artigo aborda a influência da cultura organizacional escolar no estresse dos docentes de escolas públicas brasileiras. O estresse no trabalho pode afetar o desempenho dos docentes em suas vidas profissionais. A cultura organizacional desempenha um papel importante na instituição escolar, portanto, pode afetar positivamente ou negativamente a qualidade de vida do trabalhador, provocando bem-estar ou mal-estar e afetando a saúde mental dos professores. Estudos têm demonstrado uma relação entre a cultura organizacional escolar e o estresse dos docentes. Nesse sentido, com vistas a desenvolver uma revisão bibliográfica de literatura, partir-se-á da seguinte questão norteadora: a cultura organizacional pode influenciar o estresse ocupacional dos docentes de escolas públicas brasileiras? Diante disso, o principal objetivo deste estudo é realizar uma revisão bibliográfica de literatura de estudos sobre a influência da cultura organizacional escolar no estresse ocupacional dos docentes de escolas públicas brasileiras. Os resultados da revisão bibliográfica apontam para os desdobramentos dos estudos acerca da relação entre cultura organizacional e estresse ocupacional, destacando as complexidades existentes nessa relação, bem como a necessidade de preencher lacunas no campo da pesquisa devido à escassez de estudos sobre estresse na docência.


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