O desafio da antropologia como ciência humanitária na busca eterna por originalidade entre a diferença cultural e a alteridade social
Resumo
Resumo: Por muito tempo, a antropologia foi definida pelo exotismo de seu objeto de estudo e também pela distância (mais cultural do que geográfica) que separa o pesquisador do grupo pesquisado. No entanto, após a chegada do novo milênio, muitas coisas mudaram radicalmente e muitos antropólogos passaram a aplicar suas antigas técnicas etnográficas profissionais para estudar suas próprias culturas, utilizando termos como "alteridade" em vez de exotismo e "reflexividade" em vez de objetividade. O termo cosmopolitismo também foi aplicado excessivamente em vez de multiculturalismo, carregado de conotações políticas do que poderia ser considerado 'politicamente correto' sob os valores ocidentais. Ao mesmo tempo, a antropologia é agora também exercida pelos representantes dessas 'culturas diferentes', que exercem de suas maneiras originais a influência inversa aos valores ocidentais. A diferença cultural adquiriu seu significado mais complexo nos dias de hoje e o objetivo deste artigo é apresentar, por meio do exemplo do turismo, alguns casos de encontros interculturais sob uma suposição paradigmática que implica não apenas a autocrítica antropológica, mas também a consideração de que essa autocrítica prescrita pela antropologia é também moral e originalmente direcionada. A mudança social deve ser analisada objetivamente e, ao mesmo tempo, sob todos os pontos de vista, e isso constitui o desafio da antropologia em nossa era.
Palavras-chave: Antropologia Reflexiva, Cosmopolitismo, Alteridade, Diferença Cultural, Modelos Culturais, Hermenêutica.
Texto completo:
PDFReferências
Ahponen, Pirkoliisa. (1995). Alienation, Ethnicity and Postmodernism.
Albrow, M.& King. Elisabeth. (Eds) (1990). Globalization, Knowledge and Society. London: Sage.
Baudrillard, J. (1983). Simulations Semiotexte. New York: Norton.
Bauman, Z. (1978). Hermeneutics and Social Science. London: Hutchinson.
Bauman, Z. (1992). Intimations of Postmodernity. London: Routledge.
Bauman, Z. (1993). Postmodern Ethics. Oxford: Blackwell.
Beck, Urlich. (1992). Risk society. Towards a new modernity. London: Sage.
Douglas, Mary. (1966). Purity and Danger. London: Routledge.
Gadamer, H.G. (1993). Truth and Method. London: Sheed &Ward.
Geertz, Clifford. (1973). The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books.
Gellner, E. (1983). Nations and Nationalism. Oxford: Blackwell.
Giddens, A. (1990). The consequences of modernity. London: Polity.
Guba, Egon. (Ed). (1990). The Paradigm Dialog. London: Sage.
Habermas, J. (1981). The theory of communicative action. Boston : Beakon Press.
Habermas, J. (1988). The philosophical discourse of modernity. Cambridge:MIT Press.
Hannerz, Ulf. (1990). Cosmopolitans and locals in World Culture. In ‘Theory Culture and Society: Vol 7
Hart, Keith. (2001). The Memory Banc. Cambridge: CUP.
Lash, S & Friedman, J. (Eds) (1990). Modernity and self-identity. Oxford: Blackwell.
Lash, S & Urry, J. (1987). The end of Organized Capitalism. Cambridge: Polity Press
Latour, Bruno. (1993). We have never been modern. N.York: Harvester.
Lukats, G. (1954). The Destruction of Reason. London: Merlin Press.
Luhmann, Niklas. (1993). Risk. A sociological theory. Berlin: Guyer.
Massey, Doreen. (1991). The globality of the local . In ‘Marxism Today: vol 6. Mannheim, K. (1952). Essays on the Sociology of Knowledge. London: Routledge.
Mauss, M. (1925). Essai sur le Don. Paris: Plon.
Nilsen, Ake. (1995). Simulation and the intersubjective creation of meaning: Paper presented in the second Conference of ESA in Budapest.
Said, Edward. (1978). Orientalism. London : Harmondsworth Penguin.
Simmel, Georg. (1991). Money in modern culture. In ‘Theory Culture and Society’: vol.8.
Smith, Louis. (1990). Ethics, Field studies and the paradigm crisis. In Guba: The Paradigm Dialogue.
Vattimo, Gianni. (1988). The end of modernity. Nihilism and hermeneutics in Postmodern culture. London: Polity Press.
Vattimo, Gianni. (1992). The transparent Society. London: Polity Press.
Wallerstein, Imm. (1974). The modern World system. New York: Academic Press.
Weber, Max. (1968). Economy and Society. New York: Bedminster.
Winch, P. (1958). The Idea of Social Science. London: Routledge.
Wittgenstein, L. (1955). Philosophical Investigations. Oxford: Blackwell(new edition) 1973.
Zizek, S. (2007). La Violenza Invisibile. Milano: Rizzoli
Apontamentos
- Não há apontamentos.