O desafio da antropologia como ciência humanitária na busca eterna por originalidade entre a diferença cultural e a alteridade social

Nikos Gousgounis

Resumo


Resumo: Por muito tempo, a antropologia foi definida pelo exotismo de seu objeto de estudo e também pela distância (mais cultural do que geográfica) que separa o pesquisador do grupo pesquisado. No entanto, após a chegada do novo milênio, muitas coisas mudaram radicalmente e muitos antropólogos passaram a aplicar suas antigas técnicas etnográficas profissionais para estudar suas próprias culturas, utilizando termos como "alteridade" em vez de exotismo e "reflexividade" em vez de objetividade. O termo cosmopolitismo também foi aplicado excessivamente em vez de multiculturalismo, carregado de conotações políticas do que poderia ser considerado 'politicamente correto' sob os valores ocidentais. Ao mesmo tempo, a antropologia é agora também exercida pelos representantes dessas 'culturas diferentes', que exercem de suas maneiras originais a influência inversa aos valores ocidentais. A diferença cultural adquiriu seu significado mais complexo nos dias de hoje e o objetivo deste artigo é apresentar, por meio do exemplo do turismo, alguns casos de encontros interculturais sob uma suposição paradigmática que implica não apenas a autocrítica antropológica, mas também a consideração de que essa autocrítica prescrita pela antropologia é também moral e originalmente direcionada. A mudança social deve ser analisada objetivamente e, ao mesmo tempo, sob todos os pontos de vista, e isso constitui o desafio da antropologia em nossa era.

 

Palavras-chave: Antropologia Reflexiva, Cosmopolitismo, Alteridade, Diferença Cultural, Modelos Culturais, Hermenêutica.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Ahponen, Pirkoliisa. (1995). Alienation, Ethnicity and Postmodernism.

Albrow, M.& King. Elisabeth. (Eds) (1990). Globalization, Knowledge and Society. London: Sage.

Baudrillard, J. (1983). Simulations Semiotexte. New York: Norton.

Bauman, Z. (1978). Hermeneutics and Social Science. London: Hutchinson.

Bauman, Z. (1992). Intimations of Postmodernity. London: Routledge.

Bauman, Z. (1993). Postmodern Ethics. Oxford: Blackwell.

Beck, Urlich. (1992). Risk society. Towards a new modernity. London: Sage.

Douglas, Mary. (1966). Purity and Danger. London: Routledge.

Gadamer, H.G. (1993). Truth and Method. London: Sheed &Ward.

Geertz, Clifford. (1973). The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books.

Gellner, E. (1983). Nations and Nationalism. Oxford: Blackwell.

Giddens, A. (1990). The consequences of modernity. London: Polity.

Guba, Egon. (Ed). (1990). The Paradigm Dialog. London: Sage.

Habermas, J. (1981). The theory of communicative action. Boston : Beakon Press.

Habermas, J. (1988). The philosophical discourse of modernity. Cambridge:MIT Press.

Hannerz, Ulf. (1990). Cosmopolitans and locals in World Culture. In ‘Theory Culture and Society: Vol 7

Hart, Keith. (2001). The Memory Banc. Cambridge: CUP.

Lash, S & Friedman, J. (Eds) (1990). Modernity and self-identity. Oxford: Blackwell.

Lash, S & Urry, J. (1987). The end of Organized Capitalism. Cambridge: Polity Press

Latour, Bruno. (1993). We have never been modern. N.York: Harvester.

Lukats, G. (1954). The Destruction of Reason. London: Merlin Press.

Luhmann, Niklas. (1993). Risk. A sociological theory. Berlin: Guyer.

Massey, Doreen. (1991). The globality of the local . In ‘Marxism Today: vol 6. Mannheim, K. (1952). Essays on the Sociology of Knowledge. London: Routledge.

Mauss, M. (1925). Essai sur le Don. Paris: Plon.

Nilsen, Ake. (1995). Simulation and the intersubjective creation of meaning: Paper presented in the second Conference of ESA in Budapest.

Said, Edward. (1978). Orientalism. London : Harmondsworth Penguin.

Simmel, Georg. (1991). Money in modern culture. In ‘Theory Culture and Society’: vol.8.

Smith, Louis. (1990). Ethics, Field studies and the paradigm crisis. In Guba: The Paradigm Dialogue.

Vattimo, Gianni. (1988). The end of modernity. Nihilism and hermeneutics in Postmodern culture. London: Polity Press.

Vattimo, Gianni. (1992). The transparent Society. London: Polity Press.

Wallerstein, Imm. (1974). The modern World system. New York: Academic Press.

Weber, Max. (1968). Economy and Society. New York: Bedminster.

Winch, P. (1958). The Idea of Social Science. London: Routledge.

Wittgenstein, L. (1955). Philosophical Investigations. Oxford: Blackwell(new edition) 1973.

Zizek, S. (2007). La Violenza Invisibile. Milano: Rizzoli


Apontamentos

  • Não há apontamentos.