AS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO NAS ESFERAS PÚBLICAS DE ENSINO: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise da produção sobre avaliação de desempenho contemplado na literatura nacional. Como delineamento de pesquisa foi utilizado à pesquisa bibliográfica, no intuito de estudar o âmbito das organizações públicas, especificamente as instituições de ensino, a evolução das políticas de gestão de pessoas e as práticas para valorização do servidor público. Para seleção dos artigos foram utilizadas as plataformas da Capes e os Anais do EnANPAD, de início como indexador foi utilizado os descritores avaliações de desempenho, devido a variedade nos conteúdos, no segundo momento foi utilizado as palavras-chave: avaliação, desempenho e gestão pública; avaliação, desempenho e administração pública; e avaliação, desempenho e setor público. Os periódicos selecionados indica a existência de uma variedade nos autores, que escrevem sobre o tema em questão, o que pode denotar diversidade de visões sobre a área e a dificuldade de se estabelecer uma construção teórica mais consistente a respeito do tema, considerando o contexto do setor público. Como resultados notou-se o despreparo dos gestores na realização da avaliação de desempenho, assim como a inaptidão em utilizar os resultados para proporcionar o desenvolvimento dos servidores. Conclui-se que a avaliação de desempenho deve ser abordada como um instrumento que venha contribuir para a melhoria do desempenho do servidor e da instituição e não apenas para cumprir a legislação vigente. Portanto, verifica-se a necessidade de que outros estudos sejam realizados visando proporcionar uma discussão mais ampla sobre as peculiaridades da gestão de pessoas e suas interfaces no setor público.
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