AS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO NAS ESFERAS PÚBLICAS DE ENSINO: uma revisão sistemática da literatura

Fabiana Alves de Assunção Mesquita, André Vasconcelos Silva, Ludimila Vangelista Carneiro, Ingrid Braz Souto, Ivana Thais do Nascimento Oliveira

Resumo


Este estudo tem como objetivo realizar uma análise da produção sobre avaliação de desempenho contemplado na literatura nacional. Como delineamento de pesquisa foi utilizado à pesquisa bibliográfica, no intuito de estudar o âmbito das organizações públicas, especificamente as instituições de ensino, a evolução das políticas de gestão de pessoas e as práticas para valorização do servidor público. Para seleção dos artigos foram utilizadas as plataformas da Capes e os Anais do EnANPAD, de início como indexador foi utilizado os descritores avaliações de desempenho, devido a variedade nos conteúdos, no segundo momento foi utilizado as palavras-chave: avaliação, desempenho e gestão pública; avaliação, desempenho e administração pública; e avaliação, desempenho e setor público. Os periódicos selecionados indica a existência de uma variedade nos autores, que escrevem sobre o tema em questão, o que pode denotar diversidade de visões sobre a área e a dificuldade de se estabelecer uma construção teórica mais consistente a respeito do tema, considerando o contexto do setor público. Como resultados notou-se o despreparo dos gestores na realização da avaliação de desempenho, assim como a inaptidão em utilizar os resultados para proporcionar o desenvolvimento dos servidores. Conclui-se que a avaliação de desempenho deve ser abordada como um instrumento que venha contribuir para a melhoria do desempenho do servidor e da instituição e não apenas para cumprir a legislação vigente. Portanto, verifica-se a necessidade de que outros estudos sejam realizados visando proporcionar uma discussão mais ampla sobre as peculiaridades da gestão de pessoas e suas interfaces no setor público.


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