EPISTEMOLOGIA DA HISTÓRIA DO DIREITO: estratégias para o ensino-aprendizagem

Margareth Vetis Zaganelli, Adrielly Pinto dos Reis, Bruna Velloso Parente

Resumo


O artigo aborda a importância da disciplina História do Direito para a formação jurídico-acadêmica de seus profissionais, como mecanismo para a essencial compreensão da dialeticidade entre o presente e o passado. Com esse intento, por meio de metodologia de natureza exploratória, com base em pesquisa bibliográfica nacional e internacional, descreve a constituição da disciplina História do Direito, com relevância para a sua emancipação da disciplina Filosofia do Direito. A seguir, trata das estratégias hodiernas utilizadas pelos docentes com o fito de impulsionar o ensino-aprendizagem de História do Direito. Nesse interim, realiza-se breve cotejo com as metodologias utilizadas nos currículos acadêmicos, tanto na esfera brasileira, quanto na União europeia e na América Latina, mormente no México. Assim, o estudo reitera a relevância da disciplina de História do Direito para a adequada capacitação profissional e cognição ampla das ciências jurídicas.

 


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