SEXUALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA: práticas e desafios na formação inicial de professores

Daniel Bueno da Silva, Rosária Helena Ruiz Nakashima

Resumo


O presente artigo apresenta problematizações referentes ao ensino de História e à sexualidade, por meio das teorizações de autores e autoras queers. A parte empírica da pesquisa foi realizada em uma disciplina pedagógica, do Curso de Licenciatura em História, de uma universidade federal da região Norte do Brasil. Nessa disciplina foram realizadas atividades didático-pedagógicas que incluíram momentos de reflexão e síntese do conteúdo “gênero e sexualidade”. Por meio dessas atividades, os/as acadêmicos/as compreenderam que na escola estão presentes as relações de poder, mas, não mais resumidas ao simples silenciamento, envolvendo mecanismos complexos e sutis de construção e fixação das diferenças pelos discursos veiculados na/pela escola. Nesse sentido, percebemos o papel que a História e a educação podem desempenhar, possuindo potencialidades de desestabilizar e problematizar o “natural” e o “normal” socialmente impostos.

 


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