DOCÊNCIA NA ENGENHARIA CIVIL: o engenheiro professor e as práticas pedagógicas

Gean Henrique Alves, Júnio Fábio Ferreira, Diego Roger Borba Amaral

Resumo


Resumo: Cada vez mais a sociedade percebe que, para que se possam alcançar os objetivos de uma comunidade humana e social, é necessário que se tenha uma educação de qualidade nas instituições de ensino. Desta forma, os cursos superiores contribuem para a vida profissional dos estudantes que, muitas das vezes saem despreparados para o ambiente de trabalho, como no caso de discentes do curso de Engenharia Civil. Os desafios da docência de Engenharia Civil, como a evasão e as disciplinas iniciais dotadas de muitas aulas teóricas, o papel do professor Engenheiro na formação do discente, bem como a prática pedagógica adotada peles professores do curso, devem ser observados para que se estabeleçam parâmetros para o ensino de Engenharia. O mesmo deve ser analisado para que se consiga desvencilhar os desafios desta educação, e neste contexto o professor Engenheiro juntamente com suas práticas pedagógicas se tornam o pilar principal para a formação do conhecimento. Desta forma, são de suma importância que se estude as práticas pedagógicas adotadas pelos professores engenheiros do curso, na realização da docência, pois os mesmos com suas experiências adquiridas na Engenharia e no âmbito de sua atuação profissional juntamente com as práticas pedagógicas corretas, contribuirão para o desenvolvimento dos alunos e da educação na Engenharia.

 

Palavras- chave: Docência. Ensino de Engenharia. Professor Engenheiro. Práticas pedagógicas.


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