Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Handebol?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

Os textos submetidos à Revista Brasileira de Handebol devem ser direcionados para uma das seguintes seções, porém, a critério dos editores, o manuscrito poderá ser redirecionado para outra seção:

A)Comunicação Técnica: são trabalhos resultantes da prática das/os profissionais atuantes no handebol. Podem ser em formatos de relato de experiência, ensaio técnico, programas de treinamento, propostas didáticas.

A.1) relatos de experiência: texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para as diversas atuações no universo do handebol. Pode apresentar uma reflexão sucinta, a partir de uma organização estruturada (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual possa analisar aspectos que considere significativos na evolução de sua prática, indicando os aspectos positivos e as dificuldades identificadas na organização e no desenvolvimento e demais resultados e outros elementos que julgar pertinentes.

A.2) Ensaio Técnico: texto que descreve a análise e/ou percepção do profissional a partir da sua experiência, trazendo informações relevantes e orientadoras sobre o handebol. Apresenta reflexões teóricas próprias, elaboradas a partir de interpretações livres e originais, ainda que sem dispensar inteiramente um rigoroso aparato de documentação empírica e bibliográfica.

A.3)Programas de treinamento: Descrição de programas de treinamento técnico, tático, físico e/ou psicológico. Os textos devem descrever o programa do inicio ao fim, ou parte significativa de uma temporada esportiva.

A.4)Propostas didáticas: o documento deve descrever propostas pedagógicas para ensino, vivência, aprendizagem e treinamento no handebol. O texto deve conter a contextualização do ambiente de prática, público-alvo, objetivos, bases teórico-metodológicas, processos de avaliação e tempo de aplicação.

B)Artigo Acadêmico: são trabalhos resultantes de pesquisa acadêmico-científica, podendo ser apresentados em formato de artigos originais, artigos de revisão, ensaios teóricos e resumos de teses e dissertações. 

B.1) Artigos originais: são trabalhos resultantes de pesquisa empírica com dados originais, contendo a seguinte estrutura: introdução, justificativa, objetivos, materiais e métodos, resultados, discussão, aplicação prática e conclusão.

B.2) Artigos de revisão: são trabalhos que têm por objeto analisar, avaliar ou sintetizar analiticamente trabalhos teóricos e/ou de investigação já publicados.

B.3) Ensaios teóricos: são trabalhos que apresentam reflexões teóricas próprias, elaborados a partir de interpretações livres e originais, seguindo critérios rígidos de interpretação bibliográfica.

B.4) Resumos de teses e dissertações: textos que tem por objetivo resumir fielmente conteúdo de teses e dissertações, desde que feito pelos próprios autores ou autorizados por eles. O título deve estar em português, e deve conter o resumo, autor/a, orientador/a, instituição, programa, área, local e ano da defesa.

Envio dos manuscritos

Os manuscritos devem ser enviados através do site da Revista Brasileira do Handebol. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como , para acompanhar o processo editorial em curso.

Qualquer dificuldade no cadastro e/ou submissão dos trabalhos enviar e-mail para revista@cbhb.org.br

Formato do artigo

a) A página de rosto deve conter as informações na seguinte ordem:

  • Título informativo e conciso, em português ou na língua em que o artigo será submetido. Formatado com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito e alinhado ao centro;
  • Nome por extenso dos autores em letras minúsculas separados por vírgula;
  • Nome, endereço, telefone e e-mail do autor de correspondência;
  • Indicação numerada da filiação institucional de cada autor (até duas), sem abreviaturas;
  • Declaração da inexistência de conflitos de interesse;

b) Resumo: deve ser informativo, em português, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão. Cada resumo que acompanhar o artigo deverá ter, no máximo, 250 palavras;

b1) Para artigos acadêmicos submetidos em inglês: Título/Resumo/Palavras-chave em língua estrangeira 1: deve ser inserido o título em inglês, resumo (abstract) com até 250 palavras e palavras-chave (keywords).

b2) Para artigos acadêmicos submetidos em espanhol: Título/Resumo/Palavras-chave em língua estrangeira 2: deve ser inserido o título em espanhol, resumo (resumen) com até 250 palavras e palavras-chave (palabras-clave).

c) Palavras-chave: devem ser constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português ou na língua em que o artigo será submetido, separados por ponto e vírgula.

d) Elementos textuais: devem seguir as orientações acima referentes à seção (técnica ou científica) e tipo de artigo escolhido;

e) Referências: devem ser redigidas conforme norma NBR 6023/2018.

  • Na preparação do artigo devem ser observadas as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6022/2018), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

Fonte e espaçamento do artigo

Os textos deverão ser digitados em editor de texto Word (formato DOC), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.5 entre linhas.

Tamanho dos trabalhos submetidos

Para trabalhos da seção técnica o tamanho máximo para os artigos será de 5 mil (5.000) palavras. Não serão aceitos trabalhos que ultrapassem esses limites.

Na seção científica, o tamanho máximo para os artigos originais, artigos de revisão e ensaios (sem contar títulos, resumos, palavras-chave e referências ao final) será de cinco mil (7.000) palavras. Não serão aceitos trabalhos que ultrapassem esses limites.

Notas, apêndice, figuras, tabelas e endereço de URL

a) Notas: notas contidas no artigo devem ser indicadas com algarismos arábicos imediatamente depois da frase ou palavra a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente.

b) Apêndices: listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte devem ser submetidos como documento suplementar.

c) Figuras e tabelas: fotografias, gráficos, figuras e tabelas (estritamente indispensáveis à clareza do texto) devem ser inseridas no corpo do texto. Caso as ilustrações incorporadas ao artigo já tiverem sido publicadas, o autor deverá mencionar a fonte.

d) Endereço de URL: todos os endereços de URL no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar. 

Comitê de ética, conflito de interesse, termo de responsabilidade de autoria e identificação de autoria

a) Comitê de Ética: os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados dentro dos termos das Resoluções n.466/2012 e n.510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Assim, quando a pesquisa envolver coleta de dados com seres humanos os autores deverão encaminhar como "documento suplementar" o parecer de Comitê de Ética.

b) Conflitos de interesse: caso haja conflitos de interesse na pesquisa explicitar na submissão em comentário para o editor.

c) Identificação de autoria: não deve haver nenhum tipo informação (ex: nome do autor; instituição; grupo de pesquisa) que permita a identificação dos autores no corpo do texto e no arquivo em que o artigo foi gravado.

  • Para retirar a identificação do arquivo abra-o no Word na barra de títulos Arquivo/ Propriedades/ Resumo e exclua todas as informações. Esse procedimento garante o critério de sigilo da revista.

 

  • A identificação dos autores e autoras deve ser feita em página específica, em arquivo separado do texto submetido para avaliação conforme indicação abaixo:

 Apoio financeiro

É obrigatório informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé, na primeira página do texto, todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração da pesquisa. Caso não tenha recebido nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte nota de rodapé: "O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização".

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    1. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos acadêmicos e técnicos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
    1. O arquivo do manuscrito está sem os nomes dos autores ou qualquer outra identificação, de modo a garantir uma avaliação segura.
    1. A página de rosto está em formato word e inserida como documento suplementar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.