EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o cotidiano do Deficiente Visual no ensino fundamental

Thaís Pereira, Tânia Maria Machado Gontijo, Magda Maria Pereira

Resumo


A Educação Inclusiva foi regulamentada recentemente pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), que estabeleceu novas funções na modalidade da Educação Especial. Pretende-se com esse trabalho questionar como incluir o Deficiente Visual (D.V.) no contexto da aprendizagem das atividades do ensino fundamental? O trabalho justifica-se na perspectiva de que nem todos os professores estão capacitados para trabalhar com o deficiente visual, além da falta de material tátil acessível. A justificativa pessoal perpassa em encontrar uma metodologia adequada e eficaz para incluir os deficientes visuais no processo de aprendizagem nas atividades propostas em sala de aula, uma vez que há um número crescente de alunos chegando às escolas estaduais e seu corpo docente não se encontra preparado para recebe-los de forma inclusiva. No campo acadêmico e social pretende-se mostrar que o DV pode ter acesso ao material didático a partir do uso de materiais cotidianos, partindo do princípio que os professores têm condições de fazer esse tipo de adaptação colaborando com a prática educativa resolutiva. A metodologia utilizada foi a bibliográfica qualitativa e o estudo de caso experienciado em sala de aula, onde foi necessário traçar estratégias de inclusão para o processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave


: Inclusão, Deficiente Visual, Acessibilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio.

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacaoinclusiva-foco-nas-redes-de-apoio . Consultado em: 23/01/2020.

ANJOS, Adriana Domingos dos. Alunos Cegos e de Baixa Visão no Meio Escolar.

Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/alunoscegos/. Consultado em:

/01/2020.

BASTOS, M.C.O.; MARAVALHAS, M. R. G. Os benefícios das tecnologias assistivas

para a aprendizagem e desenvolvimento educacional de alunos com deficiência

visual. Artefactum – revista de estudos em linguagem e tecnologia ano VII – n° 02 /

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao

_______ LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Lei 4.024/61.

_______ LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Lei 9394/96.

_______ LBI – Lei Brasileira de Inclusão. Lei 13.146/2015.

CARVALHO, R. E. Diversidade como paradigma de ação pedagógica na Educação.

In: Revista da Educação Especial. MEC/SEESP. Out. 2005.

FREITAS, Maria Isabel Castreghini de e VENTORINI, Silvia Elena. (Orgs.)

Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí,

Paco Editorial: 2011.

JACCOUD, L.; CARDOSO JR., J. C. Políticas sociais no Brasil: organização,

abrangência e tensões da ação estatal. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão social e

políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica

Aplicada, 2005. p. 181-260. Disponível em:

&catid=301>. Acesso em: 5 jul. 2017.

LOCH, Ruth E. N. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da

Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 35 - 58, 2008. Disponível in:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia

Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA

PERSPECTIVA INCLUSIVA. Cartilha para pais, estudantes e profissionais da

educação. Disponível em:

http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/A_Educacao_Especial_Perspecti

va%20Inclusiva_18cmx25cm.pdf. Consultado em: 23/01/2019

Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais. CAP CENTRO DE APOIO

PEDAGÓGICO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - Histórico e

Diretrizes de Funcionamento. Disponível em: 67

Educação In Loco, v.02, n. 02, jan.-jun. 2021 - ISSN 2675-4304

http://seeensinoespecial.educacao.mg.gov.br/images/stories/easygallery/cap-centro-deapoio-pedagogico-as-pessoas-com-deficiencia-visual.pdf Consultado em: 23/01/2020.

SENA, C. C. R. G. de A Cartografia Tátil como aliada da deficiência visual: necessidades

de perspectivas de orientação e mobilidade In: FREITAS, de e VENTORINI, Silvia

Elena. (Orgs.) Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência

visual. Jundiaí, Paco Editorial: 2011


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Educação In Loco