A Violação dos Direitos Humanos em Relação a Travestis nos Presídios do Distrito Federal

Raquel Barbosa Duarte

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo chamar a atenção para a violação dos direitos humanos de travestis dentro dos presídios do Distrito Federal. São lançadas luzes sobre o tratamento desumano que é dado às travestis que cumprem pena nos presídios nacionais e principalmente no Distrito federal e a necessidade da reestruturação do sistema carcerário como um todo. Destaca-se o cenário caótico dos presídios, onde estão presentes a insalubridade, o crescimento desordenado da população prisional, a violência e uma estrutura ineficiente, tornando impossível a reeducação e a ressocialização ao final da pena.

      Discute-se também que nos presídios brasileiros impera o preconceito, o descaso e a omissão diante do desrespeito aos direitos humanos de travestis e toda comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgênero).  Assim, esta minoria é colocada à margem da sociedade, com pouca ou quase nenhuma oportunidade, onde a dignidade humana lhes é roubada. A Organização Internacional de Direitos Humanos denuncia que os presos LGBT estão “entre os mais vulneráveis da população prisional” cerca de 67% dos presos LGBT foram agredidos enquanto estavam presos. Uma das soluções encontrada foi separá-los de outros prisioneiros, mas nem todas as prisões conseguiram adotar este sistema e aqueles que adotaram não têm a completa aprovação dos beneficiados por esta política de segregação.


Palavras-chave


Direito Penal. Direitos Humanos - Travestis - Presídio -Distrito Federal

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINIO, Cabral Nogueira. A Mulher Transgênero e o Sistema Prisional: Violações aos Direitos Fundamentais à Identidade de Gênero. 2017.Disponível em:

ASSIS. Carolina. Alas para travestis encarceradas segregam para proteger, mas não garantem direitos. 31 de outubro de 2017. Disponível em:< www.generonumero.media/alas-para-travestis-segregacao-e-protecao>

ASSIS, Rafael Damaceno de. A realidade atual do sistema penitenciário Brasileiro.2002. Disponível em:.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. 1 ed. São Paulo: Edipro, 1999. Disponível em:

BRASIL, Art. 84 da Lei de Execução Penal - Lei 7210/84

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11692338/artigo-84-da-lei-n-7210-de-11-de-julho-de-1984

BRASIL, Constituição Federal do Brasil, 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BRASIL, Supremo Tribunal Federal, ADPF nº347, 09 de setembro de 2015. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=10300665

BRASIL, Supremo Tribunal Federal, Rex nº 580.22, 16/02/2017. Disponível em:

https://jus.com.br/artigos/65174/a-mulher-transgenero-e-o-sistema-prisional-violacoes-aos-direitos-fundamentais-a-identidade-de-genero/3

Brasil, VI Conferência Distrital de Direitos Humanos alerta a violação de direitos 12/12/18 às 18h07 - Atualizado em 13/12/18 às 11h12 Disponível em:

BRASIL Diário Oficial do Distrito Federal Nº 172, terça-feira, 10 de setembro de 2019

Disponível em:/www.sejus.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/09/DODF-172-10-09-2019-INTEGRA-2.pdf>

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Secretaria Nacional de Proteção Global Departamento de Promoção dos Direitos de LGBT. LGBT nas prisões do Brasil: Diagnóstico dos procedimentos Institucionais e experiências de encarceramento.

Documento técnico contendo o diagnóstico nacional do tratamento penal de pessoas LGBT nas prisões do Brasil. Brasília, 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/todas-as-noticias/2020-2/fevereiro/TratamentopenaldepessoasLGBT.pdf>

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 7.210 de 11 de Julho de 1984 (LEP). Disponível em:

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.713 de Agosto de 2003. Disponível em:

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.167 de 6 de outubro de 2015. Disponível em:

BRASIL. Presidência da República, Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP. Resolução Conjunta Nº- 1, DE 15 DE ABRIL DE 2014 . Disponível em:

CARVALHO Ramos, André de. Curso de direitos humanos. 6 A ed., São Paulo: Saraiva, p. 289 e seguintes. Disponível em:< http://noosfero.ucsal.br/articles/0012/4487/ramos-andr-de-carvalho-curso-de-direitos-humanos-2017-.pdf>

CAYE, Daniel Paulo, MARQUES, Cláudia Lima. Os Princípios de Yogyakarta e sua interação com o Direito Interno e Políticas Públicas no Brasil, X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 2009. Disponível em:

CHAGAS. Inara. Inácio II. Princípio. 2019. Disponível em:< https://www.politize.com.br/artigo-5/principio-da-legalidade/>

CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS (Assinada na Conferência Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos, San José, Costa Rica, em 22 de novembro de 1969) Disponível em:

DE JESUS, Jaqueline Gomes. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasíl,Transformistas, Drag-Queens, Transexuais: identidade, corpo e gênero.” Disponível em:

Dicionário direito. Princípio da Razoabilidade – Conceito e Significado, Exemplo. Disponível em:

ENGBRUCH, Werner e SANTIS, Bruno Morais di. A evolução histórica do sistema prisional e a Penitenciária do Estado de São Paulo. Disponível em :

FERREIRA, Guilherme. Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade [recurso eletrônico] / organizadoras, Paula Regina Costa Ribeiro... [et al.] – Rio Grande: Ed. da FURG, 2018.PDF Disponível em:

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. Disponível em:

JAYME, Juliana Gonzaga, “Travestis, Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 527/DF, 2006. Disponível em:

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Brasília, 2012. E-book disponível em:

LIMA, Daniel. Da observância da individualização da pena nos crimes hediondos e assemelhados. 2017. Disponível em:

LOPES, Hálisson Rodrigo, PIRES, Gustavo Alves de Castro, PIRES, Carolina Lins de Castro Organização penitenciária e os tipos de estabelecimentos prisionais no Brasil, 2014. Disponível em:

MAGNABOSCO, Danielle. Sistema penitenciário brasileiro: aspectos sociológicos. Jus Navigandi, Teresina, 1998. Disponível em:

MARQUES, Marília. Relatório denuncia situação de travestis e transexuais em presídios do DF. G1 DF 27/09/2017. Disponível em:

MOREIRA, Alexandre Magno Fernandes. Princípio da proporcionalidade ou da razoabilidade,2011. Disponível em:

NUNEZ, Ben (2018) Realidade do sistema prisional brasileiro, falta de infraestrutura, crescimento vertiginoso da população prisional e déficit de vagas.

PARENTONI, Roberto B. , Execução penal - deveres e direitos do preso . Disponível em:

PELÚCIO, Larissa. Fora do Sujeito e fora do lugar: reflexões sobre performatividade a partir de uma etnografia entre travestis. Texto apresentado na 38ª Reunião da ANPOCS, 2006. Disponível em::

PEREIRA Cuano, Rodrigo. História do Direito penal Brasileiro. Disponível em:

PLATINI, Michel. G1 Relatório denuncia situação de travestis e transexuais em presídios do DF (2017). Disponível em:

RECOMEÇO Jornal. Uma análise do sistema penitenciário.SD. Disponível em: .

REZENDE, Afonso Celso. Sistema prisional: Entrevista. Disponível em: .

SANTANA, Raquel Santos. A dignidade da pessoa humana como princípio absoluto, DIREITO CONSTITUCIONAL | 17/JUN/2010 Disponível em:

ZAMBONI, Marcio. Travestis e Transxexuais privadas de liberdade. A (Des)Construção de um sujeito de Direitos. Instituto De Investigaciones Antropológicas De Castilla Y León, Salamanc 2016. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.